Como pequenos negócios podem crescer na Web

Nem sempre grandes empresas têm forte presença online e pequenos negócios precisam ser pouco conhecidos na web. O contrário também pode acontecer. Para ter reconhecimento e poder competir com grandes corporações, sua empresa deve maximizar os esforços na estratégia online. Para isso, nada melhor do que transformar essa estratégia em resultados, o que aumentará o conhecimento sobre sua marca e, assim, as vendas.

A pesquisa TIC Empresas 2012, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação com 6.400 empresas do Brasil inteiro em onze setores de atividades econômicas, mostra dados sobre a presença digital. 55% das empresas entrevistadas possuem sites institucionais, mas este dado varia de acordo com o porte da empresa: 87% das grandes empresas têm site, 74% das médias empresas e 48% nas pequenas empresas. Sobre as redes sociais, a pesquisa mostra que apenas 36% das empresas têm página em alguma rede (50% para as empresas de grande porte).

É evidente que a tendência de as empresas terem uma presença digital é cada vez maior, afinal elas querem estar o mais próximo do seu público. O primeiro passo, e um dos mais importantes, é alinhar as metas do seu negócio, com as possibilidades de investimentos. Para obter sucesso na web, se diferenciar e estabelecer uma presença digital original, é necessário definir objetivos e, sempre que possível, trabalhar com especialistas.

Compartilhe e produza conteúdo relevante, tenha um site que atenda os objetivos do seu negócio, seja ativo nas redes sociais, busque diferenciais e – acima de tudo – saiba quem é seu público-alvo e quais as melhores maneiras de chegar até ele. Assim será mais fácil garantir o contato de prospects e influenciadores, e converte-los em resultados positivos para sua empresa.

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Listamos 5 dicas para ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade na web:

1) Apresente a marca de forma consistente: Defina sua estratégia de branding, ou seja, determine os atributos de sua marca e os use naquilo que produzir. Sempre apresente a sua empresa seguindo a mesma linha, para que tudo que produz contribua para estabelecer sua marca.

2) Defina seu nicho de mercado: Não tente abranger muitas personas, foque no que você sabe e no que faz bem. Encontre um campo com oportunidades (nada pequeno demais que não tenha público o suficiente) e veja se nele existe possibilidade para crescimento no futuro.

3) Produza conteúdo: Utilize marketing de conteúdo para dar suporte aos seus esforços de marketing. Ao produzir conteúdo, você pode tornar-se referência para os seus prospects e clientes, atender às necessidades e dúvidas deles. Porém garanta que seu conteúdo esteja integrado à estratégia maior de marketing, e que se relacione com seus esforços em redes sociais, SEO, mídia e vendas.

4) Esteja presente nas redes sociais: Construa relacionamento com prospects, clientes, influenciadores de opinião e com o público em geral. Garanta que seus canais de social media sejam uma forma de eles conhecerem mais sobre seu trabalho e conhecimento e que tenham acesso à sua empresa através deles – com links para o site e contatos.

5) Garanta padrão visual no que você publica na web: tenha um site com layout bem pensado e design que vá de encontro à sua estratégia de branding, além de imagens bem trabalhadas nas redes sociais.

 

Colaborou para este post: Camila Benvegnú
Agência Digital Especialista Marketing B2B