KPIs absolutos ou análise segmentada?

Se você nunca parou para pensar sobre o sentido de olhar para os big numbers e dashboards com dados gerais que você recebe no seu relatório, esse é o momento. Mas não se preocupe, esse texto não tem a intenção de ser filosófico demais, traremos um exemplo prático para ajudar você a perceber que existem outras formas de ver se você está mais próximo dos seus objetivos de marketing digital, e uma dessas formas é: deixar de olhar somente para KPI’s absolutos e passar a fazer uma análise segmentada dos mesmos.

A maior parte das análises de desempenho de métricas no ambiente digital passam por avaliar métricas brutas como sessões, usuários, visualizações de página, etc. Esse processo, que convenhamos, requer apenas abrir a conta do Google Analytics e visualizar o relatório de Visão Geral do seu Público-alvo.

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Isso é perfeitamente normal e também tem seu valor (principalmente se estamos analisando ao longo de um período, se houve melhoria nas métricas após a adoção de determinadas estratégias), mas não deve ser a única forma de analisar os indicadores de performance. Em alguns momentos, para conseguir análises aprofundadas e obter insights, precisamos espremer os dados e verificar o que podemos tirar daquele universo de acessos. Precisamos de um recorte mais limpo e uma amostra próxima daquilo que esperamos.

Mas, me deixe tornar isso mais claro.

Vamos imaginar que um determinado site recebe, de modo geral, dois tipos de públicos: prospects e atuais clientes. Ambos são visitantes importantes para a organização; no entanto, os atuais clientes não são mais o público-alvo das estratégias de marketing, uma vez que eles acessam o site apenas para fazer o login no canal e consumir um conteúdo exclusivo. Nesse caso, a lógica para otimizar a minha análise de performance, é retirar do meu público analisado os acessos de quem já é cliente. A fórmula que você deve ter em mente para fazer essa segmentação é:

Visitas gerais – Visitas de atuais clientes = Visitas de possíveis prospects

Aí você me diz:

– Ok, e como eu vou aplicar isso nos meus dados se eu não sei quem é cliente e quem é prospect?

Bem, aí eu respondo:

– Para isso, quando a sua equipe de métricas instalou o Google Analytics no seu site, eles deveriam ter previsto isso e adicionado uma tag que pudesse segmentar esse público. Normalmente usamos a interação com algum elemento do site para determinar que público é aquele. Tudo com base em uma inteligência de dados que determina, por exemplo, que quem faz login na ferramenta já é cliente, e com isso, no momento do login, o Google Analytics adiciona uma marcação de “cliente” naquele usuário. Com essa identificação, é possível “separar o joio do trigo”.

O que considerar em uma análise segmentada?

Em uma análise, cujo o enfoque é verificar a performance das suas estratégias de marketing, não faz sentido analisar os números absolutos de todos os acessos ao seu site. Chamo isso de “limpeza de visitas”, pois tiramos dos KPI’s o peso de outros públicos que não se comportam exatamente como gostaríamos e que não fazem parte do target das nossas ações.

Fazendo essa segmentação, você verá as métricas reais do seu público-alvo e poderá tomar medidas para corrigir o curso das suas ações. Mas esse foi apenas um exemplo. Existem muitas outras formas de segmentar dados e obter insights valorosos. O segredo é:

  1. sempre pensar no que você precisa analisar;
  2. verificar que tipos de recortes você pode fazer para chegar mais perto do universo ideal do seu questionamento;
  3. ter um analista ninja ao seu lado para implementar os códigos necessários no site e designar as regras na ferramenta.

Espero ter ajudado a clarear a sua mente.  Caso tenha dúvidas, deixe o seu comentário. Agora, bora segmentar tudo? 🙂

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