O teste A/B consiste em um método de comparação, através das experiências dos usuários, entre duas versões de uma mesma página com o intuito de identificar qual obtém melhor performance em resultados. Para sites de e-commerce estas variações são muito importantes nas páginas do carrinho de compra, como a do cadastro e a das formas de pagamento, que impactam diretamente na concretização da compra. São muito relevantes também na Homepage, onde geralmente há a maior promoção dos produtos oferecidos e onde ocorre a retenção dos usuários.

Para sites institucionais, o teste A/B pode ser aplicado na página de contato de conteúdos relevantes, de acordo com os objetivos da empresa. O ideal para um teste A/B é que uma mesma página contenha pequenas variações, seja em um botão, em uma imagem – o ideal é que as versões tenham pequenas alterações ao passo que seja possível isolar ao máximo as variáveis.

Posteriormente as versões da página são alternadas para aparecer a diferentes visitantes. Ao final de determinado período é possível identificar qual página obteve melhores resultados e, com isso, adotá-la como versão oficial.

Agência Digital Especialista Marketing B2B