3 Dicas para otimizar sua timeline no Facebook

Entre os internautas brasileiros, 72% acessam o Facebook pelo menos uma vez ao dia. São mais de 57 milhões de usuários* criando e compartilhando todo o tipo de informação na rede social, mas como não ser soterrado por essa avalanche? Com alguma organização é possível ganhar produtividade e também ser percebido com relevância por seus contatos. Isso vale seja qual for seu objetivo: negócios ou diversão. Confira nossa lista com dicas para otimizar sua timeline no Facebook.

1) Crie Listas: Eis uma das premissas mais simples e importantes do Facebook: organize o fluxo de informação criando listas. Nem todos os seus amigos querem ler aquele artigo sobre gestão por indicadores, ou ver todas as fotos do futebol/churrasco em família, então compartilhe conteúdos de forma segmentada. As categorias podem ser por convivência: trabalho, faculdade (algo que o Facebook já faz automaticamente) ou por interesses: contatos comerciais, imprensa, clientes, academia (esses você mesmo pode criar). As listas servirão para agregar todas as informações que você publica ou recebe de/para esses amigos.

2) Identifique Curadores e Flooders – Em todo grupo de amigos é normal que alguém se destaque por filtrar as melhores informações e identificar tendências. Estas pessoas possuem bons contatos e são organizadas, use isso a seu favor: Identifique amigos com perfil de curador e fique atento a eles. Que tal criar uma lista? Quem sabe um grupo? Faça isso.
O oposto do curador é o Flooder, aquele sujeito que curte/compartilha tudo o que surge na timeline (ou publica QUINZE atualizações seguidas). Se você quer ser produtivo, é aconselhável manter distância desse perfil (a situação fica delicada quando trata-se de um familiar). Em último caso, para evitar o constrangimento de desfazer a amizade, você pode cancelar a assinatura do Feed.

3) Gerencie Convites – A maioria dos usuários do Facebook desconhece ou não usa as Configurações de Privacidade. Esses recursos podem ser muito úteis para bloquear os recorrentes convites para eventos e aplicativos (meuCalendário, CityVille, etc). Os bloqueios podem ser feitos de várias maneiras e, demandam certo trabalho, mas em médio prazo isso ajuda muito a manter o foco. Por exemplo: Para bloquear todos os convites de um aplicativo, clique em Configurações de Privacidade / Pessoas e aplicativos bloqueados, então clique em “Gerenciar Bloqueio”. Basta digitar o nome do aplicativo no campo “Block apps” e pronto. Adeus solicitações.

Essas são apenas algumas dicas básicas, para melhorar a experiência de quem usa o Facebook para receber informações relevantes. Se você tem alguma dica a acrescentar em nossa lista, deixe um comentário!

*Número  de Brasileiros no Facebook via socialbakers.

Leia Também:
– Google Search Console: A chave para o sucesso na pesquisa online
– O que é Briefing? Saiba como aplicar essa técnica em projetos de marketing digital

Agência Digital Especialista Marketing B2B