Otimize sua estratégia de vendas com social media

Já é fato que as redes sociais cada vez mais são tidas como canais de encontro entre marcas e consumidores. O Facebook, por exemplo, divulgou em janeiro desse ano que já bateu a meta de 1,4 bilhão de usuários, o que mostra a potência da rede em agregar um público gigantesco para as marcas que decidem apostar no uso da plataforma para reforçar a presença on-line.

Mais do que se aproximar dos consumidores e estabelecer níveis de relacionamento com os mesmos, o trabalho nas mídias sociais também pode estar alinhado à performance comercial de um negócio. Veja alguns tópicos essenciais para otimizar sua estratégia de vendas com social media.

Comece com um bom atendimento ao público

A estrutura das redes sociais e as suas ferramentas permitem que um bom trabalho de SAC e atendimento possa ser prestado. Quando realizado devidamente, confere credibilidade aos serviços disponibilizados, fortalecendo o conceito de uso as mídias sociais também como canais de contato com o consumidor.

Alinhe a comunicação

As equipes dedicadas ao trabalho de social media se dividem em relação às atividades exercidas (produção de conteúdo, publicação, monitoramento), mas devem, em todas as etapas, manter o bom fluxo de informações, credibilizando o conteúdo distribuído e melhorando a qualidade dos serviços prestados. Integrar vendas nesse sistema requer mais cuidado e atenção.

Seja dinâmico e inovador

Nas redes sociais a dinâmica é consideravelmente rápida. Cada uma possui as suas peculiaridades, mas funcionam basicamente através de um esquema de feed de publicações que se renova com certa frequência. Se fazer presente e atuante nesses ambientes requer um trabalho prévio de definição de objetivos, planejamento e estratégia de atuação.

Utilize mídia paga

Boa parte das plataformas de social media oferecem o recurso da publicidade paga. São inúmeras as possibilidades para potencializar anúncios nesses canais e vender mais: diferentes formatos, estudo de público-alvo para segmentações aprofundadas e dinâmica de preços considerados viáveis são alguns dos benefícios. Por isso, é muito importante separar parte do orçamento da estratégia de mídia para ser aplicada nesses canais.

Pense no mobile

As estratégias de venda utilizando mídia paga são potencializadas pelo intenso uso dos dispositivos mobile. Segundo matéria divulgado no site da Meio e Mensagem, por exemplo, 69% das receitas publicitárias do Facebook vieram de celulares e tablets no quarto trimestre de 2014.

Analise os resultados

Existem várias maneiras de analisar as métricas referentes às estratégias de vendas alinhadas ao trabalho de social media. O uso das mídias sociais como canais de performance pode ser potencializado não apenas pelos recursos oferecidos por elas, mas também através do uso de ferramentas não nativas dessas plataformas. Quando o objetivo é ter precisão de dados e acompanhar os resultados em relação a algum link compartilhado nas redes sociais, por exemplo, é indicado que o mesmo seja tagueado através da ferramenta de criação de URLs do Google. Assim, é possível realizar uma posterior análise de resultados no Google Analytics.

Conecte as estratégias

Portanto, com os consumidores cada vez mais exigentes e seletivos em relação aos seus hábitos de compra e de consumo, o trabalho realizado nas mídias sociais pode sim estar alinhado às estratégias comerciais de um negócio. Estar atuando nesses canais de contato e se aproximar com o público-alvo é essencial, mas há também um universo de possibilidades para conectar estratégias de social media com a atividade de vendas e obter melhores resultados nos negócios.

 

Unir as equipes de social media com vendas pode ser uma excelente estratégia de negócio. Agora, que tal conhecer mais sobre o processo de integração marketing e vendas? O poder do Smarketing nas vendas, ebook desenvolvido pela equipe Global AD,  mostra como é possível fazer a parceria dar certo e aumentar os lucros da sua empresa. Clique no banner para baixar e boa leitura!

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Agência Digital Especialista Marketing B2B