Saiba como diversificar sua estratégia de mídia online

As inovações e opções de ferramentas disponíveis para aplicarmos na estratégia de mídia online ampliam diariamente. São inúmeras as opções, com variáveis de segmentação e preços que podem ser extremamente efetivas para um determinado nicho de mercado. Segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), o investimento em mídia online deve chegar a 19 bilhões de reais em 2019, provando que a estratégia angaria cada vez mais cifras e investidores a cada ano. Com tantas empresas anunciando, é preciso elaborar soluções para lidar com o grande número de concorrentes.

Esse artigo revela alternativas ao Google Adwords, a mais famosa rede de anúncios da web, que detém cerca de 65% das buscas em parâmetro global. Confira ferramentas que também podem ser úteis ao seu negócio!

1 – Facebook Ads

A maior rede social do mundo possui a sua própria plataforma de anúncios. Para ter uma ideia, em 27 setembro de 2015, o número de usuários alcançou a marca de 1 bilhão, o que significa que uma a cada sete pessoas no planeta acessaram a rede neste dia. Não há dúvidas de que, com uma base de usuários tão ampla, é uma boa opção para alavancar vendas ou gerar leads.

Os anúncios no Facebook são variados, dependendo do objetivo. Há como impulsionar um post visando o engajamento, conversões no site, curtidas na fanpage, instalação de aplicativos, participações em eventos, visualizações em vídeos, obtenções de oferta, entre outros. E o que é melhor: os anúncios podem ser segmentados de acordo com o público-alvo. Além disso, a plataforma é integrada ao Instagram, aumentando a gama de possibilidades.

2 – Bing Ads

Com o monopólio do mecanismo de buscas da Google, duas empresas se juntaram para concorrer com a maior plataforma publicitária do mundo: a Bing e a Yahoo. É fato que o número de usuários que optam por esse mecanismo de buscas é menor, mas isso também significa menos concorrência. Nessa lógica, palavras-chave podem ser encontradas com valores de clique mais acessíveis, tornando essa ferramenta uma alternativa efetiva e estratégica na obtenção de resultados.

3 – Boo-Box

Com uma audiência que já alcança cerca de 60 milhões de pessoas, a Boo-Box é uma alternativa brasileira para anunciantes que visam mídia online. O sistema é simples: possuem uma vasta rede de sites, blogs e redes sociais como parceiros, onde as empresas podem anunciar produtos e serviços sem complicação.

4 – MercadoAds

Nem só de buscas ou sites parceiros vive mercado de links patrocinados. O Mercado Livre possui sua própria rede de anúncios, dividida em Product Ads (anúncios de produtos), Text Ads (anúncios de texto) e Display (anúncios direcionados a URL’s externas, como na rede de display do Google). Se o seu objetivo é alcançar o público, por que não procurar em um shopping eletrônico?

5 – Twitter Ads

O Twitter não ficou para trás, pois ele também possui a sua própria rede de anúncios. A grande diferença entre ele e o Facebook Ads é que não depende do número de interações para aumentar o alcance, e podem ser segmentados para usuários relevantes e otimizados para interação. Nesta plataforma, onde textos curtos são prioridade, pode ser uma excelente alternativa para os negócios. Aposte em chamadas criativas!

6 – Lomadee

Em 2015, o Google divulgou  uma pesquisa apontando que 74% dos usuários de smartphones  no Brasil utilizam sites de comparação de preços antes de finalizar suas compras. Há, aqui, uma excelente oportunidade para fisgar o cliente no momento da compra, exatamente quando a conversão está mais próxima. O Lomadee oferece uma vasta rede de parceiros como o Buscapé, Bondfaro, Submarino, Decolar.com, Ricardo Eletro, Americanas e Saraiva.

7 – Linkedin Ads

A grande vantagem do Linkedin Ads é a a segmentação por setor do mercado. Há também a possibilidade de anunciar para empresas específicas, variando pelo tamanho da organização, cargos, níveis de graduação, entre outros. Se o seu objetivo é investir no corporativo, essa certamente é uma rede que pode auxiliar, seja o negócio B2B ou B2C.

8 – Amazon Advertising

Uma das empresas que mais cresce no mundo é a Amazon, que oferece também um rico sistema de publicidade, onde os anunciantes podem promover seus serviços e produtos. Seja o objetivo a propaganda, branding, levar tráfego para um website ou anunciar produtos dentro da própria Amazon, essa é uma solução que pode gerar bons resultados.

9 – Outbrain

O Outbrain é uma plataforma de recomendação de conteúdo online, ou seja: ele ajuda os consumidores a descobrirem o seu conteúdo. Essa recomendação ocorre de duas formas: recomendação interna, que é quando um portal de notícias recomenda um artigo do seu próprio site; e recomendação externa, quando esse mesmo portal de notícias recomenda artigos de outros sites (que podem ser portais de notícias, blogs, etc).

O conteúdo é distribuído por meio de uma segmentação que combina algoritmos para melhor acertar o público.

10 – iAd

A Apple não poderia ficar de fora dessa, não é mesmo? Através de plataformas como o iTunes, é possível promover um negócio de maneira segmentada, observando os hábitos do usuário.

Se você se assustou com a quantidade de plataformas disponíveis, saiba que essas são apenas algumas das alternativas de mídia online ao Google Adwords. Existem diversas outras, algumas semelhantes, outras completamente diferentes das listadas acima. Cabe ao anunciante compreender quais delas podem ser úteis para o empreendimento e escolher aquelas que trarão melhores resultados de retorno sobre investimento(ROI).

E aí, gostou desse artigo? Então não se esqueça de comentar! Conte-nos quais são as suas experiências com plataformas de mídia online alternativas e ajude fomentar as discussões acerca dos anúncios online!

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