SEO e Links patrocinados: quem vence a luta?

SEO e Links patrocinados no Google – qual a técnica mais eficaz? A resposta é: ambos. Links patrocinados permitem um resultado mais imediato, enquanto o SEO é um investimento em longo prazo que demanda tempo e paciência até os resultados começarem a aparecer. Porém mesmo quando se atinge o topo dos rankings orgânicos, existem vantagens de se manter o investimento em campanhas pay per click e trabalhar com uma combinação dos dois. Eles têm usos diferentes, mas um objetivo comum: aumentar as conversões ou ROI. Confira como combinar os esforços nas duas estratégias traz os melhores resultados.

1) Impulsionar visitas em novas páginas ou artigos

Páginas novas ou artigos recém postados normalmente precisam de algum impulso para começarem a ter visitas. Anunciar no Google ou no Facebook pode ajudar a trazer atenção rapidamente para o conteúdo – e isso é especialmente útil quando o conteúdo é temporal, como uma promoção. É possível também trabalhar o remarketing para trazer de volta visitantes antigos para o conteúdo novo.

2) Manter o tráfego do site

Quando você lança um site novo, pode levar algum tempo para os mecanismos de busca “confiarem” no seu novo conteúdo. Uma campanha de links patrocinados pode ajudar a manter o tráfego do site durante esse período e ajudar a construir legitimidade para ele, conforme o comportamento dos usuários. Aumentar o investimento em campanhas pode também ajudar a compensar pelo tráfego perdido devido a alguma mudança no algoritmo do Google que faça seu posicionamento orgânico cair.

3) Descobrir as melhores palavras-chave para SEO

Campanhas de links patrocinados podem ser um bom local para testar as palavras-chave para usar na estratégia de SEO. Às vezes os profissionais de SEO escolhem as palavras-chave que têm mais tráfego, mas essas nem sempre são as que mais trazem conversões. Pode ser bom estar no topo das buscas com uma palavra que traz milhares de cliques por dia, mas se nenhum deles traz conversão, muitos esforços em otimização acabam sendo em vão.

Você pode ter vários anúncios pay per click e utilizar diferentes palavras-chave, determinando quais são as que mais convertem para trabalhá-las na otimização do site. Leva muito tempo e esforço para se posicionar bem na página de resultados com uma palavra-chave competitiva, então é bom ter certeza de quais são as melhores palavras para usar.

4) Variedade de palavras-chave

Na estratégia de SEO o ideal é trabalhar com um número pequeno de termos, e focar seu uso no conteúdo. E caso você queira estar bem posicionado para termos que não podem aparecer no seu conteúdo (por questões institucionais e de linguagem de marca), a única estratégia é uma campanha de links patrocinados.

5) Longo termo x imediatismo no call-to-action

SEO é uma estratégia para longo prazo, então deve ser trabalhada em foco na longevidade, com calls-to-action que são sempre relevantes, como “compre online”, “encontre grandes marcas”, etc. A mensagem dos links patrocinados pode ser muito mais focada para ofertas temporárias, com calls-to-action que tenham senso de urgência e mostrem ao usuário que ele deve agir imediatamente: “até 30% de desconto”, “promoção do dia”, “compre agora”, “frete grátis”.

6) Atingir público em diferentes estágios do ciclo de compra

Links patrocinados funcionam bem para consumidores que já estão mais perto da compra ou conversão, enquanto o SEO trabalha com os que estão na fase de consideração sobre o produto. Se alguém pesquisa sobre o item X, você pode ter um artigo no site que explica os prós e contras do produto X, como parte da estratégia de SEO, e pode ter um anúncio no Google com um call-to-action forte como “compre o produto X”. Assim, você abrange ambas fases do ciclo de compra.

 

Agência Digital Especialista Marketing B2B