Como está o SEO do seu e-commerce?

A tarefa de realizar SEO (Search Engine Optimization) em uma loja virtual não é simples. Já faz algum tempo que bastava ter um site “apenas bonito”, para fidelizar os consumidores. Hoje além de ter uma operação de e-commerce séria, é preciso ser encontrado pelo internauta, e oferecer um bom sistema de busca no próprio site. Lembre-se: quanto maior a frustração, pior para sua marca.


Considerando que os buscadores são as maiores fontes de acesso (mais de 110 bilhões de buscas por mês no mundo todo, e pelo menos 80% dos internautas encontram o que precisam nas primeiras páginas do Google), é imprescindível (e nada simples) se manter bem colocado no ranking. Para isso, é necessário um trabalho de médio/longo prazo, baseado em técnica e conteúdos relevantes, bem como acompanhamento constante.

O quê um e-commerce precisa para um bom SEO?

Programação adequada – Muitos sites de e-commerce não possuem a estrutura necessária para um processo de otimização eficiente. É comum vermos plataformas que não são indexadas pelo Google, por conterem problemas sérios de programação. Portando, antes de adquirir um o sistema, busque informações para confirmar se a estrutura é tecnicamente adequada para uma boa exposição nos buscadores.

Cadastramento de produtos – Deve ser realizado de forma sistematizada. Existem técnicas de SEO que podem ser aplicadas às descrições dos produtos e outros itens da página de detalhes, isso contribui para a indexação. É bastante comum, principalmente entre os pequenos empresários, apenas manter no site a mesma descrição do fabricante. Na maioria das vezes, isso é visto de forma negativa pelo google, por ser apenas mais um de vários conteúdos duplicados. procure descrever o seu produto com um texto original.

Manutenção constante – Um equívoco comum entre operações pequenas é a falta de manutenção de SEO. Pense que as posições conquistadas no mecanismo de busca não são suas, elas apenas estão suas. Acredite, é muito mais fácil cair do que subir no ranking. Por isso, é necessário que o trabalho seja aprimorado incorporando tendências e atualizações à estratégia de otimização.

Equipe e fornecedores capacitados – Assim como tudo na web, as técnicas de SEO estão em constante mudança. Se você usa uma solução interna para o SEO da sua loja virtual, a atualização de conhecimentos deve ser um desafio diário. Se você contrata um fornecedor externo, este processo acontece de forma natural, já que o terceiro possui uma visão especializada do serviço.

Agência Digital Especialista Marketing B2B