O uso de links patrocinados, como o Google AdWords, pode funcionar como mecanismo propulsor em campanhas de marketing digital. É possível obter ótimos resultados, desde que sejam observados alguns pontos fundamentais. Confira nossa lista com 10 dicas para que você crie campanhas de sucesso.
1. Segmentação por localização: Muitas vezes as campanhas estão segmentadas para regiões que o anunciante não atende. Por exemplo: você estabelece o Brasil todo como abrangência, mas sua empresa só atende no Rio Grande do Sul. Isso gera desperdício de recursos.
2. Segmentação por idioma: Não adianta segmentar a campanha para todos os idiomas se sua empresa só atende no Brasil, com site somente em português.
3. Segmentação por plataforma: Se você não tem um site pensado para dispositivos mobile (smartphones e tablets), reflita se vale a pena segmentar para essas plataformas. A experiência dos usuários em um ambiente não adequado pode prejudicar sua marca.
4. Se você possui um e-commerce: Crie uma campanha para cada produto. Assim você consegue atribuir um investimento maior para produtos que trazem maior receita. Em contrapartida, é possível pausar campanhas de produtos que não trazem resultados.
5. Em caso de baixo orçamento: Escolha seus produtos com maior potencial de resultados e, divida o orçamento entre eles. Quando você anuncia muitos (ou todos) produtos, dividindo um orçamento que já é pequeno entre eles, a tendência é que os resultados sejam tímidos ou inexistentes.
6. Acompanhe as conversões: Implemente o código de acompanhamento de conversões na página de finalização de compras do seu site (ou na página de conversão realizada), isso garante que você compreenda melhor quais campanhas geram conversão e valem a pena investir mais.
7. Atenção para as extensões: Coloque extensões de outros anúncios nos seus Ads, assim você pode divulgar outros produtos. Se você tem estabelecimento físico, não se esqueça de usar a extensão de local. Sua empresa será identificada com um marcador no Google Maps. Nos anúncios em plataforma mobile, acrescente a extensão de chamada, assim o usuário pode ligar para sua empresa assim que o anúncio for lido.
8. Organize grupos de anúncios: Ter todas as palavras em um mesmo grupo de anúncio pode ser um problema. O ideal é criar grupos de anúncios específicos, com palavras semelhantes entre si.
9. Use palavras-chave: O uso de palavras-chave em anúncios melhora o índice de qualidade dos anúncios. Além disso, essas palavras podem aparecer em negrito, quando procuradas pelos usuários.
10. Vinculação com o Analytics: Certifique-se que a vinculação do Google AdWords com o Analytics está correta. Caso contrário, é um erro bastante comum. Quando essas duas plataformas estão bem veiculadas, é possível extrair e analisar os dados.