Porto Alegre
Rua Demetrio Ribeiro, 1017
Centro Histórico, Porto Alegre - RS
90010-311
São Paulo
Rua Capitão Antônio Rosa, 409
Pinheiros, São Paulo - SP
01443-010
Contatos
[email protected]
Tel: +5511912137858

Automação de marketing e SEO trabalhando juntos

Vender mais, continuar crescendo, ser referência no mercado. Esses podem ser alguns dos objetivos da sua empresa e você pretende alcançá-los de qualquer jeito, certo? Bem, de qualquer jeito, não. É preciso foco, dedicação e planejamento.  E tudo isso, claro, também vale quando falamos em uma etapa fundamental em qualquer negócio: a atração e conversão de leads em clientes. Nesse post, vamos falar como alcançar esses objetivos alinhando automação de marketing e SEO.

Recuperando o conceito de SEO

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, em tradução livre, Otimização Para Serviços de Busca. Em linhas gerais, pode-se dizer que SEO é um conjunto de técnicas adotadas para que uma página na internet tenha mais visibilidades em resultados de sites de pesquisa, em especial, o Google. Estas técnicas proporcionam um número maior de visitas a um site e, consequentemente, melhores resultados.

Entre algumas das práticas de SEO, podemos citar implementações técnicas e, no que diz respeito a conteúdo, a utilização de palavras-chaves que fortalecem a presença de um site nos resultados do Google. Por exemplo, se o seu empreendimento é focado em camisas de times de futebol, utilize de forma recorrente e destacada palavras e expressões como “camisa de futebol” e “uniforme de times”.  Da mesma forma, é preciso pensar em títulos de postagens que tem maior potencial de coincidir com as pesquisas realizadas no Google, usando expressões como “Como” e “o que é”. Por exemplo: “Como preservar o uniforme de futebol?”

Além de técnicas, digamos, “textuais”, também é possível aumentar a sua visibilidade no Google linkando artigos de sites externos ao seu blog ou mesmo organizando uma estratégia para buscas locais e, divulgando suas postagens em redes sociais. Mas atenção! Não é possível manter a sua página com uma boa visibilidade nos buscadores apenas utilizando técnicas de SEO. Existe uma série de cuidados que devem ser tomados para evitar erros de SEO.

É preciso que o seu site ou blog tenha um conteúdo de qualidade, que realmente prenda a atenção dos leitores e consiga transmitir a mensagem desejada. Caso contrário, o Google poderá punir o seu endereço com perdas de posição e, até mesmo, com a exclusão do seu blog ou site nos resultados de busca. Mas como manter a audiência engajada com o conteúdo? A dica é aliar conteúdo e automação de marketing.

O que é automação de marketing?

Os processos do marketing moderno não são nada simples: extrair informações sobre potenciais clientes, educá-los e finalmente qualificá-los para que eles, de fato, se tornem clientes é um processo complexo, que muitas vezes torna-se inviável sem se não for automatizado. Ou seja, a automação de marketing irá ajudar a transformar os seus leads (clientes em potencial) em clientes de fato. Como isso é possível?

A primeira vantagem de uma boa ferramenta de automatização de marketing, é que ela pode ser capaz de compilar uma série de informações sobre os seu leads e clientes: quais os seus hábitos na internet, que tipo de conteúdo costumam acessar ou mesmo baixar em suas páginas, quais links eles abrem e sobre quais conteúdos eles se debruçam por mais tempo. Ou seja, você irá ser capaz de traçar com muita rapidez e precisão qual o perfil do público que você deseja atingir.

Sabendo o que o seus leads e clientes querem, você será capaz de enviar mensagens muito mais direcionadas e, portanto, mais eficientes. Ou seja, você melhora o relacionamento com seus potenciais e atuais compradores, o que se traduz em mais vendas, aumento do lifetime value de cada cliente, além do aumento do ticket médio.

A automação do marketing também te permite monitorar se as ações que estão sendo tomadas estão sendo realmente efetivas. Também é possível saber se cada investimento está dando o retorno esperado. Normalmente, as ferramentas de automação trazem relatórios analíticos detalhados e de fácil entendimento, que ajudam você a analisar os resultados. Com essas análises, será mais fácil detectar qual ação foi efetiva, qual foi um fracasso e em qual ações futuras você deve priorizar os seus investimentos, tornando os esforços da empresa mais rentáveis.

Automação de marketing e SEO trabalhando juntos

Como alinhar automação de marketing e SEO?

Como explicamos no primeiro item, as técnicas de SEO são extremamente eficientes para aumentar a visibilidade de um site em serviços de pesquisa como o Google, levando mais e mais pessoas a visitarem a sua página e, assim, conhecerem a sua marca e os produtos e serviços oferecidos por ela. Ora, estamos falando da capacidade do SEO de atrair leads para a sua empresa, pessoas que podem se transformar em clientes reais.

A primeira união da automação de marketing e SEO, vem justamente do monitoramento do comportamento desses visitantes atraídos para a sua página: assim, você conseguirá identificar qual o tipo de conteúdo disponibilizado atrai mais atenção dos internautas, o que significa que você será capaz de gerar novos conteúdos focados nesses leads. O resultado é um ciclo virtuoso: quanto mais visitantes você tem, mais você saberá como atrair novos visitantes.

A segunda vantagem, vem do fato de que o conteúdo gerado pelo seu blog irá ajudar a qualificar os leads: ou seja, aqueles visitantes que mal conheciam o seu produto, mas já tinham algum interesse pela área em que você atua, passaram a entender que consumir o que você oferece pode ser uma excelente ideia.

Voltando ao exemplo da loja que vende camisas de futebol. Digamos que um visitante chegou ao seu site simplesmente porque ele queria lembrar como era o design da camisa que o Atlético Mineiro utilizou quando conquistou o Campeonato Brasileiro em 1971. Ao chegar ao seu endereço, ele irá receber a informação que ele procurava e passará a saber, também, que é possível adquirir uma réplica dessa camisa na sua loja. Ou seja, ele passou de um lead qualificado de marketing para um lead qualificado de venda.

As ferramentas de automação de marketing irão auxiliar a sua empresa a, justamente, monitorar como e em qual essa conversão de leads em clientes estão sendo feita e ajudar a aprimorar esse processo. Automação de marketing e SEO já são estratégias poderosas de forma isolada, mas quando utilizados em conjunto, são matadoras.

Você tem alguma dúvida sobre Automação de Marketing ou SEO? Compartilhe conosco nos comentários!