A TrackMaven, uma empresa norte-americana de análise de marketing digital, lançou um report interessante sobre o uso de Instagram pelas maiores marcas dos EUA, no ranking Fortune 500, da Forbes. Se sua empresa já tem perfil e produz conteúdo, ou pretende desenvolver uma estratégia ligada a esta rede social, vale a pena dar uma olhada!
No estudo foram analisadas 500 empresas que fazem parte do ranking da Fortune 500 e usam Instagram. Entre estas organizações, 123 possuem perfis na rede social de fotos e vídeos. Foram coletadas informações de todos os conteúdos publicados por estas marcas desde a criação de suas contas até o dia 17 de setembro de 2013, totalizando mais de 19 mil fotos e 243 vídeos.
O documento traz tem as melhores práticas em comum, impacto de acordo com o uso de filtros e um mini estudo de caso da FedEx, além de considerações sobre como a audiência percebe o uso de hashtags, entre outros pontos.
Na prática, estamos falando de quais marcas?
As empresas com mais seguidores no período estudado:
1. Nike (2.313.519)
2. Starbucks (1.523.456)
3. Foot Locker (511.002)
4. Apple (399.294)
5. Ralph Lauren (385.985)
6. Nordstrom (193.315)
7. Disney (183.313)
8. Gap (168.036)
9. Whole Foods Market (126.189)
10. Target (107.722)
Quais os horários com maior atividade das marcas no Instagram?
O estudo não surpreende, mas confirma: o fluxo de publicação de fotos ganha força a partir das 9h da manhã e se extende até as 8h da noite, sendo que o horário de pico ficou entre 2h e 3h da tarde, com 1,662 photos publicadas, considerando a base do estudo.
A publicação de vídeos vem crescendo, mas é insignificante se comparada à massa de imagens que inundam o Instagram. O estudo não divulga o número acumulado, mas reforça repete o horário com maior frequênca, entre 2h e 3h da tarde. Será uma estratégia das marcas para impactar quem dá aquela conferida nas atualizações depois do almoço?
Quais os filtros mais utilizados pelas F500?
O estudo também verificou a eficácia dos filtros utilizados nas imagens, comparando os mais utilizados e os mais populares. Atualmente o Instagram tem 20 filtros que os usuários podem usar para personalizar suas fotos.
Normal ou #nofilter é de longe o filtro popular entre as marcas, em comparação aos outros 19, com Lo-fi e X-pro II bem atrás, ocupando respectivamente a segunda e terceira posição entre os mais utilizados. No entanto, não está claro é se a opção pelo #nofilter é em função do tratamento que as imagens recebem antes de serem publicadas no Instagram.
Embora as Fortune 500 usem mais imagens no estilo Normal ou #nofilter, o estudo constatou que o filtro mais eficaz entre estas marcas no Instagram é Mayfair. As imagens com este filtro tiveram, em média, 23.044 interações para cada 1.000 seguidores. Normal ou #nofilter vem logo em seguida, com cerca de 18.009 interações médias, seguido de Inkwell, com 16,407 interações médias.
Confira o comparativo de performance:
Esse pode não ser o material mais completo, mas vale dar uma boa olhada para aperfeiçoar a estratégia da sua empresa, levando em consideração as práticas adotadas pelas Fortune 500 nos EUA.
Faça o download do report completo
Escrevi o post após ver esta publicação na fanpage da Media Education.
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