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Jornada do cliente: acompanhe o usuário até a conversão

Você sabia que mais de 90% dos processos de compra iniciam-se na internet? Ou seja, é fundamental que todas as empresas ofereçam conteúdo atraente e relevante em cada etapa da jornada do cliente. O comportamento das pessoas e a forma de se comunicar mudaram muito nos últimos tempos. Quando uma experiência de compra é satisfatória, as pessoas fazem questão de compartilhar experiências, expor suas opiniões, indicar amigos e potencialmente voltar a comprar.

Nos dias de hoje, é necessário que as empresas compreendam toda a jornada de compra de seus clientes para oferecer sempre algo interessante, útil e que faça a diferença para seu público-alvo.

Mas, afinal, o que é jornada do cliente?

A jornada do cliente é o caminho que ele precisa percorrer a partir do momento que procura pelo seu produto ou serviço na internet, até finalizar a sua compra.

Atualmente, os consumidores preferem fazer a busca daquilo de que precisam na internet, principalmente pela praticidade e velocidade das informações. E mais: fazem questão de incluir sua opinião antes, durante e após efetuar sua compra.

Diante desse cenário, é imprescindível que as empresas acompanhem essas opiniões, analisem os resultados e interajam com esses consumidores para se aproximar cada vez mais do seu público-alvo. É preciso verificar todas as interações em seus diferentes canais e enxergar esses comentários como oportunidades de negócio e relacionamento.

Em meio a tantas informações e concorrência, para sua marca ser a grande escolhida ao final do processo, é necessário acompanhar o cliente em potencial por cada fase que ele passar. Desde o início, quando o problema é descoberto até a etapa da escolha, você precisa oferecer conteúdo de qualidade, expressivo e que agregue algo para os seus seguidores.

A jornada do cliente é algo tão importante para sua empresa quanto as vendas no final do mês. É através dela que você vai conseguir planejar o conteúdo perfeito para seu público-alvo, entender o comportamento e hábitos de seus consumidores, saber os pontos fortes e fracos de sua empresa, verificar mais oportunidades e desenvolver as melhores estratégias para conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

Entender a jornada do cliente não é tão difícil como parece. Independentemente do porte e ramo de atividade de sua empresa ela é necessária e é a grande aliada para você conquistar, cada vez mais, seu espaço no mercado, mais fãs de sua marca e, consequentemente, mais leads convertidos em clientes.

Como mapear os passos da jornada do cliente?

A jornada do cliente pode ser dividida em 3 estágios:

Estágio 1: conhecimento

Nesta etapa, o possível cliente percebe que possui um problema ou uma necessidade. Diante disso, pesquisa soluções para sanar o que deseja. Aqui, ele busca conteúdo educativo, com bastante informações sobre o assunto no qual está interessado.

Na prática: um jovem está com dores fortes na lombar e começa a procurar dicas solucionar seu problema.

Etapa 2: consideração

Neste estágio o consumidor já foi impactado por algumas soluções para sanar seu problema e está analisando qual delas tem a melhor estratégia para resolver o que precisa em questão.

Na prática: o jovem descobriu que a mochila que leva na faculdade é pesada demais e que não é adequada para utilização diária. Agora ele procura soluções para amenizar a dor, além de um novo modelo de mochila.

Etapa 3: decisão

Aqui, o consumidor em potencial já escolheu, depois de entender e pesquisar a respeito de sua necessidade, qual é a melhor solução (produto ou serviço) para ele.

Nesta etapa, o consumidor pesquisa por depoimentos e informações que façam uma recomendação final, embasem sua decisão para definir a melhor escolha.

Na prática: o jovem já pesquisou o que deve fazer para amenizar sua dor momentânea e já encontrou o melhor modelo de mochila para não ter mais dores na coluna.

A importância da persona…

Para entender os estágios da jornada do cliente, é importante sua empresa definir as personas de sua marca. Uma persona é um personagem que sua empresa vai criar, com base no perfil de seu público-alvo, para você se lembrar sempre para quem está elaborando e enviando sua mensagem. Faça de sua persona algo real: dê nome, idade, hábitos e interesses.

Tenha sempre em mente que é fundamental oferecer à sua persona conteúdo de qualidade para cada etapa da jornada. Por isso, sempre analise os resultados e verifique se há necessidade de criar novos conteúdos. Importante: inclua as palavras-chaves de cada etapa em cada conteúdo. É por meio desta estratégia que você fará com que as pessoas avancem em sua jornada de compra. Lembre-se: fazer corretamente o Digital Analytics de seu negócio transformará os resultados de suas ações em mais vendas!

…e do planejamento

É fundamental que sua empresa faça um planejamento de conteúdo para continuar oferecendo sempre informações relevantes, que surpreendam seus seguidores e que possam somar e contribuir em suas vidas.

O marketing digital chegou para ficar e utilizar as estratégias da jornada do cliente aumentará e muito as chances da sua marca ser mais reconhecida, aproximar-se do seu público-alvo, garantir novas vendas e otimizar seus resultados por meio do Digital Analytics.

Sua empresa já coloca em prática as etapas da jornada para conquistar mais fãs da marca e, consequentemente, mais vendas? Você ainda tem dúvidas sobre o processo? Deixe um comentário e participe da conversa!

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