O LinkedIn é a principal plataforma profissional do mundo. Esse canal serve como um espaço de troca de conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios entre profissionais e marcas.
A plataforma é usada diariamente por milhões de pessoas de todos os níveis de experiência e áreas de atuação. Assim, proporciona a conexão com profissionais e marcas que estão presentes nessa rede para desenvolver algum tipo de relacionamento ou negócio.
Neste artigo, iremos explorar mais sobre o LinkedIn para 2024. Vamos abordar tópicos como:
- O que é o LinkedIn e para que serve?
- Quais os principais big numbers atuais da plataforma?
- Quais são as tendências e novidades para o LinkedIn em 2024?
- Algumas curiosidades sobre o LinkedIn.
Continue lendo o conteúdo!
O que é o LinkedIn e para que serve?
O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo profissional, lançada em maio de 2023. A sua fundação foi em dezembro de 2002 por Reid Hoffman.
Muitas pessoas utilizam a plataforma para encontrar oportunidades de emprego. Porém, quem pensa que o LinkedIn serve apenas para essa finalidade, pode cometer um grande erro.
Afinal, a plataforma oferece um universo de possibilidades tanto para profissionais de diversas áreas de atuação como para marcas. Dessa forma, ajuda a expandir sua rede de contatos profissionais, aprender sobre sua indústria e até mesmo fazer negócios.
Além disso, permite que os usuários criem perfis corporativos, conectem-se com outros profissionais, participem de grupos e comunidades e publiquem conteúdo relevante para sua área de atuação.
Nesse sentido, o LinkedIn é uma ferramenta poderosa que pode ser usado para:
- Encontrar oportunidades de emprego;
- Se conectar com profissionais e marcas;
- Aprender e se desenvolver;
- Construir uma marca pessoal;
- Construir relacionamentos duradouros;
- Ampliar seu networking;
- Fazer novos negócios;
- Divulgar ações iniciativas da sua empresa.
Confira os principais Big Numbers do LinkedIn
Em 2024, o LinkedIn atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Deste total, 70 milhões são brasileiros.
A plataforma é mais popular entre os usuários com idade entre 25 e 44 anos, sendo que 60% dos usuários brasileiros estão nessa faixa etária.
No LinkedIn:
- Mais de 1 bilhão de usuários;
- Mais de 67 milhões de empresas listadas;
- Mais de 41k de habilidades listadas;
- Receita anual de 15 bilhões;
- 8% de crescimento anual da receita;
- 55% de aumento ano a ano nas inscrições premium.
No Brasil, as áreas de atuação mais populares são:
- Tecnologia;
- Vendas;
- Marketing;
- Recursos Humanos;
- Educação.
Fonte: LinkedIn
Tendências e novidades para 2024
O LinkedIn está sempre inovando e buscando novas maneiras de atender às necessidades dos profissionais. Para 2024, a plataforma prevê as seguintes tendências e novidades:
- Mais foco no vídeo: o LinkedIn investe cada vez mais no conteúdo em vídeo. A plataforma já oferece recursos como vídeos na timeline, vídeos ao vivo e vídeos de perfil.
- Mais foco na inteligência artificial: o LinkedIn usa a inteligência artificial para melhorar a experiência dos usuários. A plataforma já recorre à IA para recomendar conteúdo, sugerir conexões e até mesmo gerar currículos.
- Mais foco na diversidade e inclusão: o LinkedIn se compromete com a diversidade e inclusão. A plataforma está trabalhando para tornar seu conteúdo e sua comunidade mais representativos de todos os grupos.
- Maior integração com outras plataformas e ferramentas, como o Microsoft Teams e o LinkedIn Learning;
- Expansão da plataforma para novos mercados e setores, como a indústria criativa e o setor público.
Como trabalhar o marketing da sua marca ou perfil profissional no LinkedIn?
Pensando em como utilizar todo o potencial dessa rede social, listamos algumas ideias e sugestões para trabalhar o marketing dentro da plataforma.
- Criar conteúdos informativos que ajudam profissionais em problemas reais do seu dia a dia no trabalho. Para isso, recomendamos indicar ferramentas, dicas e dados para contribuir com o valor do seu conteúdo;
- Apresentar casos de sucesso na empresa, parabenizando os funcionários envolvidos e explicando o racional por trás do que foi feito, o que vai ajudar a reforçar sua marca;
- Publicar artigos e infográficos com pesquisas, estudos de caso e dicas para seus seguidores;
- Fazer pesquisas com o recurso de enquete do LinkedIn, para ajudar a tomar alguma decisão, explorar tópicos novos ou satisfazer uma curiosidade profissional.
Para concluir
O LinkedIn é uma rede social essencial para profissionais e marcas que buscam se conectar, compartilhar conhecimento e encontrar oportunidades de negócio. Em 2024, a rede social deve continuar a crescer e se consolidar como uma das principais ferramentas de networking e carreira do mundo.
Para aproveitar ao máximo o LinkedIn, conte com um parceiro estratégico que é especialista em criar ações para marcas B2B dentro da plataforma.