Você criou conteúdo interessante que pode gerar links para o seu site – mas e como fazer as pessoas chegarem até ele? Enquanto a escolha de tópicos e a qualidade do conteúdo são os maiores responsáveis pelo sucesso de publicações online, uma estratégia sólida de divulgação contribui para que mais audiência chegue até o seu conteúdo.
Já mostramos aqui ideias de formatos de postagem para blogs, mas além de escolher que tipo de conteúdo postar, vale prestar atenção na forma que vai apresentar o conteúdo para o público.
Confira abaixo dicas de como melhor divulgar seu conteúdo na Internet:
1) Deixe seu conteúdo facilmente acessível
Torne fácil para as pessoas que já visitam seu site encontrarem o seu conteúdo. Seja em um blog ou em uma página do seu site, garanta que ele não ficará escondido. Insira links para ele em outras seções do site que sejam relacionadas e dê o destaque necessário para que sua postagem seja encontrada dentro de seu próprio site.
2) Torne o conteúdo fácil de ser compartilhado
Inclua, quando possível, uma call-to-action, um código para incorporar seu conteúdo caso seja um vídeo ou um infográfico (claro, com um link citando seu site como a fonte) e botões para compartilhar em redes sociais.
3) Use as redes sociais
Social media é a escolha mais óbvia para promover seu conteúdo. Publique nos canais mais adequados para a sua marca, com foco em onde seu público-alvo está. Mas seja criativo, encontre jeitos diferenciados de chamar a atenção, para mostrar que seu conteúdo é de fato interessante e alcançar uma audiência maior. Além disso, busque engajamento do público e estimule conversa ou debate sobre seu conteúdo.
4) Entre em contato com influenciadores
Não tenha medo de entrar em contato com pessoas que têm bastante influência e contatos (seguidores, amigos…) e com sites de referência na sua área. Se eles compartilham seu conteúdo, você alcança uma rede muito mais ampla de pessoas.
5) Participe de comunidades relacionadas ao seu assunto
Comente em comunidades do seu nicho, sejam fóruns ou grupos no Facebook, por exemplo. Inicie discussões, mostre que você tem conteúdo de qualidade e seja ativo nas comunidades para ser lembrado como referência naquele assunto.
Outras opções que devem ser levadas em consideração, porque aumentam exponencialmente a divulgação do seu conteúdo são, por exemplo, investir em anúncios online, em e-mail marketing e em postagens patrocinadas no Facebook.