“As pessoas vão esquecer-se do que você disse, vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca vão esquecer como você as fez sentir”. A frase é da autora e poeta Maya Angelou, porém Erik Qualman afirma que ela não é valida para a era digital. Qualman é o autor do livro “Socialnomics – Como As Mídias Sociais Estão Transformando A Forma Como Vivemos E Fazemos Negócios” e explica como todos estamos deixando nossa marca no mundo digital de forma que aquilo que dizemos e fazemos não seja esquecido.
Ele traz o questionamento de como as pessoas vão lembrar-se de nós na era digital, porque a Internet trouxe maior alcance para a capacidade que cada um tem de influenciar os outros – e com mais longa duração. “Em um mundo hiperconectado, todos somos hoje mini celebridades digitais.”
Para Qualman, nossa marca online é constituída de pegadas e sombras digitais: As pegadas digitais são as coisas que você mesmo coloca online (textos, tweets, posts) e sobre as quais você tem controle. Já as sombras digitais são o que os outros postam sobre você na rede e que podem estar lá sem você ter controle.
Na era digital, podemos influenciar tanto nossos contatos quanto pessoas que não nos conhecem. E não é apenas quando queremos influenciá-las; mesmo quando escolhemos não publicar textos ou fotos, por exemplo, outras pessoas podem postar coisas sobre nós. Assim, o que fazer para deixar a nossa melhor marca na Internet?
Confira na palestra de Erik Qualman abaixo: