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Estratégia de marketing digital: Como começar?

Mais de 100 milhões de internautas: Esta é a quantidade de pessoas conectadas à internet no Brasil (Fonte: eMarketer), e os números não param por aí: Até 2018 devemos chegar a quase 130 milhões de usuários conectados. Diante desse cenário, é impossível negar o poder da web e o fato de que as empresas precisam encontrar uma maneira de potencializar seus negócios desenvolvendo uma estratégia de marketing digital.

Atrair a atenção das pessoas na web é um desafio constante, que requer conhecimento técnico apurado, criatividade e inovação. Dessa forma, organizações que não consideram o marketing digital como parte fundamental da estratégia de negócio perdem espaço para outras que o fazem. Para ter prestígio e gerar negócios na web, mais do que um site ou um perfil nas redes sociais, é necessário estabelecer uma estratégia de marketing digital eficiente. Confira a seguir alguns pontos que sua empresa deve levar em consideração.

Sobre a estratégia de Marketing digital

O marketing digital nasceu do marketing convencional, porém com ações voltadas para a internet. Como o ambiente on-line é repleto de particularidades, foram necessárias adaptações. A estratégia de marketing digital deve ser capaz de tornar o negócio relevante na web e gerar conversão — desde um simples cadastro de e-mail até a finalização de uma venda. Logo, a estratégia de marketing digital é parte da estratégia do negócio.

Além disso, a estratégia de marketing digital permite definir objetivos específicos, atingir um público segmentado e ainda mensurar as ações com detalhes. Dessa forma, se algo não ocorrer conforme planejado, é possível entender com mais clareza o que deu errado. Devido ao meio, as estratégias de marketing digital são consideravelmente mais baratas do que campanhas de mídia em canis convencionais.

É justamente o alto volume de tráfego na web permite a empresas de pequeno e médio porte obter resultados positivos gastando bem menos, algo que seria impossível há alguns anos atrás, se considerarmos a tabela de mídia de veículos como rádio e TV. Mesmo assim, se uma empresa de pequeno porte tivesse condições de anunciar, é provável que a demanda gerada fosse superior à capacidade de atendimento. Com uma estratégia de marketing digital alinhada, é possível crescer de forma sustentável.

Como começar a estratégia?

Identificamos aqui alguns pontos a serem observados caso você esteja pensando em iniciar (ou melhorar algo que já existe) quando o assunto é estratégia de marketing digital. Confira!

1. Tenha um site competitivo

Ter um site é necessário, mas ter um site capaz de gerar vendas é imprescindível. Garanta a usabilidade do site através do uso consciente do design. Ele deve estar preparado para todo tipo de tráfego (incluindo smartphones e tablets), deve ser capaz de reter a audiência e possibilitar conversões e vendas. Além disso, você precisa ser encontrado, certo? Invista em SEO (Search Engine Optimization) para que seu site seja corretamente indexado pelos buscadores (Google e Bing, por exemplo).

2. Invista em mídia digital

Além de ter um site capaz de gerar negócios (otimizado para ser encontrado pelos públicos-alvo), nem sempre isso acontece da forma esperada. Em alguns segmentos a concorrência é tão grande que as técnicas de SEO geram tráfego insuficiente, e você precisa ter pessoas em seu site para gerar negócios. Pensando nisso, é importante definir uma verba para investir em resultados patrocinados. Assim você recebe em seu site visitantes que já estão interessados nas soluções que sua empresa oferece.

3. Construa uma lista de emails

O email é o contato mais direto que você terá com seu possível consumidor, por isso, é altamente recomendável que você tenha uma estratégia para captar os e-mails de quem visita seu site, oferecendo benefícios em troca (e-books ou cupons de desconto, por exemplo) com o objetivo de criar um mailing. Feito isso, trabalhe na segmentação da base e crie as peças de email com o objetivo de ativar a lista.

4. Aposte nas redes sociais

As redes sociais representam mais da metade do tempo que os internautas brasileiros passam na internet. Por isso, sua estratégia de marketing digital deve considerar uma presença organizada e criativa nas redes sociais. O ponto inicial é o desenvolvimento de um planejamento alinhado com os objetivos do negócio. A partir daí, tenha uma rotina constante de publicação e monitore o que os consumidores falam sobre sua marca, tentando estabelecer conexões entre os problemas da audiência e as soluções que sua empresa oferece.

5. Conecte tudo com marketing de conteúdo

Por que será que essa estratégia virou tendência nos últimos anos? Simples: ela gera resultado, pois busca engajar clientes em potencial a partir de conteúdos relevantes, como artigos, tutoriais, vídeos, entre outros. Dessa forma, crie um blog para sua empresa e publique artigos com temas relacionados ao seu negócio, que despertem o interesse do usuário. Aproveite o e-mail marketing e as redes sociais para compartilhar esses conteúdos.

Ficou claro como as estratégias de marketing digital podem ajudar a sua empresa a alçar voo? Sua empresa adota outra estratégia que não abordamos? Deixe seu comentário! Caso você queira saber mais sobre como começar a analisar os dados do seu site, leia este artigo.