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Erros de SEO: saiba como evitar

Estar bem posicionado em sites de busca é, com certeza, um grande aliado ao seu negócio. Já fazem alguns anos que o mundo do SEO está se direcionado, cada vez mais, para os campos da mídia social e experiência do usuário. O Google mesmo já deu vários sinais claros dessa mudança nas suas atualizações de algoritmo nos últimos anos.

No entanto, vemos grandes marcas tendo problemas com técnicas de SEO clássicas e pulado diretamente para técnicas mais modernas, esquecendo os benefícios de ter o SEO básico bem feito. Aqui estão três erros de SEO frequentes e técnicas simples para evita-los. Confira:

1 Mapeamento de meta tags

Um dos erros mais frequentes em SEO é deixar ou esquecer de mapear as meta tags, que servem basicamente para garantir que o Google indexe as informações mais relevantes para cada página. Elas também são importantes para melhorar a experiência do usuário levando uma descrição mais clara sobre o conteúdo da página.

Para não errar, a primeira atitude a ser tomada para aumentar as vendas com o tráfego orgânico é separar em um uma planilha de Excel ou Google Docs as 10 páginas mais visitadas de seu site usando o Google Analytics. Depois de separar as páginas mais acessadas é hora de criar meta tags amigáveis e remover as tags meta keywords.

Este tipo de abordagem é muito mais simples, porque foca nas 10 páginas mais importantes e não desperdiça tempo de desenvolvimento.

Exemplo de planilha de mapeamento de meta tags:

trágefo orgânico

2 Otimização On Page

O segundo erro é não ranquear as palavras-chave certas para as páginas anteriormente selecionadas. Para fazer do jeito correto, depois de mapear as meta tags, você precisa escolher uma palavra-chave e ranquear para cada uma das 10 páginas selecionadas anteriormente. Utilizando ferramentas como o WordPress SEO do Yoast ou o plug-in WooRank para Chromeé possível classificar cada página conforme seu nível de otimização. Com essa classificação podemos acompanhar as melhorias em cada uma das páginas, conforme as otimizações são feitas.

Exemplo de planilha de otimização on-page:

tráfego orgânico

3 Enviar Sitemap para o Google Webmaster Tools

Por último, uma das mais negligenciadas e fáceis técnicas de SEO, é o envio de Sitemap para o Google Webmaster Tools. O envio para o Webmaster Tools demora menos de um minuto. Você pode criar seu Sitemap usando o plug-in WordPress SEO ou usando a ferramenta Sitemap Generator. Você pode testar seu sitemap e encontrar erros no próprio Google Webmaster Tools.

Evitando estes erros e seguindo estas técnicas simples é possível aumentar consideravelmente o tráfego orgânico do seu negócio. Em termos de vendas, é possível ter impactos significativos nesse segmento por tráfego orgânico, com poucas horas de desenvolvimento. O Google está constantemente atualizando seu algoritmo e acrescentando novos fatores de ranqueamento, mas focando nas técnicas básicas você não tem com o que se preocupar, além de ser um investimento de tempo garantido.

Você tem algum caso de sucesso utilizando técnicas básicas de SEO? Compartilhe suas sugestões nos comentários abaixo. Caso queira entender um pouco mais sobre a integração marketing e vendas, confira nosso ebook O poder do Smarketing nas vendas.