10 lições sobre criação de conteúdo de grandes inovadores da história

Ainda existe muita discussão sobre o que é importante no trabalho de marketing de conteúdo. Como criar algo que se torne importante o suficiente, que seja relevante, que as pessoas gostem e queiram compartilhar? O site Hubspot compilou uma lista de citações de grandes inovadores da história que podem ser aplicadas ao que se busca fazer na criação de conteúdo. Traduzimos e adaptamos 10 citações que são lições que eles deixam para o que fazemos no trabalho de Branded Content hoje.

1) Simplifique coisas complicadas

“Isso foi um dos meus mantras – foco e simplicidade. Simples pode ser mais difícil do que complexo: Você tem que trabalhar duro para limpar seu pensamento de forma a tornar algo simples. Mas vale a pena no final porque uma vez que você chega lá, pode mover montanhas.” Steve Jobs

Quando produzindo seu conteúdo, tenha um objetivo claro em mente – o benefício que você quer que o leitor tenha ao consumir seu conteúdo – e trabalhe para transmitir essa mensagem em sua forma mais simples e clara através do seu conteúdo. Simplifique o que produz para que seu leitor entenda claramente o valor que você proporciona para ele.

2) Dê suporte ao que fala com dados

“Digam-me, essas tão amáveis atenções procedem do impulso do momento, ou são o resultado de um estudo prévio?” Jane Austen

As afirmações que você publica têm muito mais credibilidade quando suportadas com dados, estatísticas e fontes confiáveis. Sempre cite sua fonte ou indique se os estudos foram conduzidos por você.

3) Tente coisas novas

“Você não aprende a caminhar seguindo regras. Você aprende fazendo e caindo.” Richard Branson

Existem muitos tipos de conteúdo que você pode criar. Tente coisas novas. Se não funcionar, entenda o porquê e ajuste. Se ainda não funciona, tente a próxima coisa. Tente vídeos, podcasts, estudos de caso, ebooks, infográficos, textos sobre diferentes assuntos, etc, até encontrar o tipo de conteúdo ideal.

4) Conte uma grande história

“As pessoas esqueceram como contar uma história. As histórias não têm mais meio ou fim. Elas normalmente têm um início que nunca para de começar.” Steven Spielberg

É ideal que o conteúdo que você cria, de alguma forma, conte uma história, que ajude a transmitir sua mensagem e faça ela ser melhor compreendida e deixe uma impressão marcante no público.

5) Seja marcante

“Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que valham a pena serem lidas ou faça coisas que valham a pena escrever a respeito.” Benjamin Franklin

Conteúdo que chama a atenção torna-se conteúdo que é compartilhado. Não tenha medo de pensar fora da caixa, ir mais além, tocar em temas controversos. Escreva de uma forma que encoraje as pessoas a deixar sua própria opinião sobre o assunto.

6) Teste muitas vezes

“Que força é esta, eu não sei; tudo o que sei é que existe, e está disponível apenas quando alguém está num estado em que sabe exatamente o que quer, e está totalmente determinado a não desistir até conseguir.” Alexander Graham Bell

Assim como a invenção de Graham Bell, que levou anos para funcionar e continua sendo aperfeiçoada até hoje, seu conteúdo pode levar tempo até ficar bom e começar a trazer resultados. Sempre há lugar para melhorias, então continue tentando.

7) Prática traz perfeição

“Assim como o ferro enferruja pela falta de uso, a água parada torna-se podre, a inatividade também destrói o intelecto.” Leonardo Da Vinci

Quanto mais você escreve e produz conteúdo, melhor ele fica.

8 ) Pense sobre o assunto

“Pensar é o trabalho mais difícil que há. É por isso que tão pouca gente se dedica a pensar.” Henry Ford

Um dos maiores erros de quem trabalha com marketing de conteúdo é partir direto para a parte da escrita em si sem antes pensar nos objetivos e em como você tornará o conteúdo relevante. Às vezes, uma sessão de brainstorming antes de escrever algo pode transformar algo simples em algo extraordinário.

9) Apenas faça

“Sempre parece impossível até que é feito.” Nelson Mandela

Muitas vezes o necessário é apenas sentar e, de fato, produzir.

10) Qualidade acima da quantidade

“Você me pergunta por que eu não escrevo alguma coisa… Acho que os sentimentos perdem-se em palavras, elas deveriam todas ser destiladas em ações e em ações que trazem resultados.” Florence Nightingale

Não escreva algo apenas por escrever. Tire o tempo para criar conteúdo valioso e relevante, algo que você acredita que vai trazer resultados, ao invés de ser apenas algo que você escreveu porque tinha que escrever.

Agência Digital Especialista Marketing B2B