O objetivo primordial de toda empresa é vender. Este é o principal motivador na busca por mais visitantes, leads e clientes no funil de vendas. Mas e depois? Muitas vezes, por excesso de confiança ou desconhecimento, muitos deixam passar a oportunidade de dar continuidade a esse relacionamento através do atendimento pós-vendas.
Se você não monitora e não oferece algo mais a quem já é cliente, sua empresa pode estar perdendo uma oportunidade ímpar para fidelizar este púbico seleto. Entendemos perfeitamente que esses processos costumam ser complexos, mas você pode melhorar os resultados da sua empresa no atendimento depois da conversão a partir da automação de marketing. Confira algumas dicas sobre como usar a automação de marketing no pós-vendas. Assim, a sua empresa pode fornecer atendimento rápido, eficaz e satisfatório.
CRM e automação de marketing
Uma alternativa interessante e que vem sendo implementada com sucesso é a integração de marketing e vendas, usando o CRM (Customer Relationship Management) e a automação de marketing como ferramentas. Enquanto o primeiro tem os dados e perfil de compras e interesses, o segundo permite interações mais eficazes e automatizadas, sem, com isso, abrir mão da personalização da mensagem — fundamental para o estabelecimento de uma relação mais produtiva com o cliente.
Aliás, essa união de dois setores que costumam ter atritos entre si (marketing e vendas) acaba por fortalecer os objetivos em comum e o foco na satisfação do cliente. Enquanto um tem informações sobre o mercado de forma mais geral, a lida diária dos vendedores no atendimento fornece uma visão bem detalhada. Assim fica mais fácil criar caminhos sem obstáculos e criar ações educativas (tutoriais, passo a passo) que permitam a utilização do seu produto/serviço plenamente. Portanto, aposte nessa integração para facilitar e tornar escalável o atendimento pós-vendas.
Melhorando processos no atendimento pós-vendas
Aliás, o principal problema enfrentado pelas empresas no atendimento pós-vendas é justamente a falta de informação por parte do cliente acerca do funcionamento da sua compra. Então, na hora de elaborar a campanha de automação de marketing, desde o início do funil, criar ações que ensinem esse possível consumidor acerca do que você oferece é algo que pode ser vendido para proporcionar conversões sem a necessidade do atendimento depois da efetivação do negócio.
A equipe de vendas também pode — e deve — ter acesso a esse material para uso e indicação em todas as oportunidades. É a partir desse trabalho em conjunto — onde toda a empresa fala a mesma língua, adota os mesmos processos — que a confiança na marca se estabelece e fortalece.
A grande verdade é que, ao fazer uso da automação de marketing no pós-vendas, a empresa sai ganhando tanto na relação com o mercado quanto na relação interna. Afinal, quanto mais a comunicação entre setores estiver forte, mais os caminhos para a conversão e para o atendimento contínuo (cross-selling, indicações e a criação de defensores da sua marca) poderão ser estabelecidos com o mínimo de percalços. Para a clientela isso transparece, formando uma imagem sólida e capaz. É lógico que as vendas, dentro desse ambiente, só tendem a aumentar.
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