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EdgeRank: Como funciona(va) o algoritmo do Facebook

Se você trabalha com marketing digital, já deve ter estudado os algoritmos curadores das redes sociais e como eles filtram o que aparece para cada usuário com base em alguns critérios. Saiba mais sobe o Edgerank, do Facebook.

IMPORTANTE: Os critérios para categorização de conteúdo do Facebook vêm mudando sistematicamente. Este post está sendo atualizado de forma constante, mas não pretende ser um espelho do dia a dia, portanto, aproveite os conceitos!

O EdgeRank é o algoritmo que determina como os posts de uma Página alcançarão os usuários do Facebook. Por trás desse algoritmo, que define o que você vê na timeline, há uma lógica e inteligência expressa por números.

Entender o que é o EdgeRank e como ele funciona pode ajudar você a evoluir sua estratégia no Facebook e usar o algoritmo a seu favor. Nesse post, mostraremos como o cálculo do EdgeRank é realizado e como potencializar seus resultados.

Edgerank: O que é?

O EdgeRank é um algoritmo desenvolvido pelo Facebook para determinar o que é mostrado no feed de notícias. Como os usuários têm muitas conexões e, com elas, excesso de informação, seria muito difícil acompanhar o que todas as pessoas e páginas publicam. Por isso, o EdgeRank mede a relevância das publicações para determinar quais serão exibidas e a que altura no feed de notícias.

EdgeRank: Três fatores definem o score

edgerank

Edgerank: Afinidade

É determinada pela quantidade de interações entre um usuário e um amigo/fan page. Visitar uma página, curtir, comentar, visualizar fotos, compartilhar, entre outros, mostram ao Facebook que aquela página ou amigo é relevante para o usuário, por isso dão pontos no EdgeRank neste quesito.

Edgerank: Peso

Certas ações no Facebook têm mais peso ou relevância que outras: comentar demonstra mais envolvimento e, por isso, tem mais valor que curtir uma postagem, por exemplo. Neste sistema, todas as ações têm um determinado peso, escolhido pelo Facebook. Como regra geral, as ações que levam mais tempo para serem feitas têm maior peso, e quanto maior o feedback/ações em uma postagem, maior a relevância dela no EdgeRank.

Edgerank: Tempo

As postagens novas têm prioridade e são exibidas à frente das mensagens mais antigas. Para manter o feed de notícias interessante com novo conteúdo, ao invés de ter apenas conteúdo antigo, as postagens vão perdendo valor conforme o tempo passa e param de ser mostradas aos amigos ou fãs.

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Agência Digital Especialista Marketing B2B