Como evitar vírus e remover aplicativos maliciosos

A cada semana novas contas no Facebook são infectadas por vírus que utilizam links de aplicativos ou sites maliciosos para capturar informações pessoais de usuários. Esses vírus vêm gerando transtornos para pessoas que tiveram seus perfis marcados e, por distração ou desconhecimento, acabaram clicando em um desses links. De maneira geral, os links apontam para páginas de download que instalam extensões de navegador. Elas são responsáveis pela coleta de dados.

Como se não bastasse, o vírus ainda espalha outras publicações maliciosas através do perfil infectado, sem que o usuário saiba ou tenha autorizado a sua publicação. Muitos dos links usados estão relacionados com anúncios de promoções falsas, vídeos, álbuns de fotos e recursos como ‘Veja quem visitou seu perfil’ ou ‘Mude a cor do seu perfil no Facebook’.

O Facebook vem removendo estes conteúdos, mas enquanto o problema não é solucionado por completo, é indicado que os usuários matenham seus antivírus atualizados e, não cliquem em links suspeitos, principalmente aqueles enviados por amigos próximos e de confiança. Se suspeitar de um link enviado por um amigo, confirme seu conteúdo antes de clicar.

Como eliminar aplicativos maliciosos e vírus da sua conta no Facebook

Se seu perfil tiver sido infectado, confira abaixo um passo a passo de como remover aplicativos suspeitos e evitar que o vírus continue se propagando:

1. Acesse ‘Configurações de Privacidade’
Facebook - Como evitar vírus e remover aplicativos maliciosos

 

 

 

 

 

 

2. Clique na aba ‘Aplicativos’ e o Facebook irá te apresentar a lista completa com todas as aplicações que você utiliza. Verifique se existem aplicativos suspeitos instalados em seu perfil, ou algum que você não reconhece:
Facebook - Como evitar vírus e remover aplicativos maliciosos

3. Para remover aplicações, basta clicar sobre o ‘X’ que aparece no canto direito de cada aplicação
Facebook - Como evitar vírus e remover aplicativos maliciosos

4. Por fim, o usuário deverá clicar em ‘Remover’ para confirmar a remoção do aplicativo.
Facebook - Como evitar vírus e remover aplicativos maliciosos

 

 

 

 

 

 

Outro detalhe importante é mudar a senha de acesso ao Facebook. Para isso, clique neste link do Facebook para que sua conta seja reconfigurada com uma nova senha. Logo após a alteração, a rede social vai te avisar dos perigos que você corre caso tenham realmente invadido a sua conta, e sugere que você reconfigure alguns outros ítens de segurança para que os riscos sejam bastante minimizados.

Com informações do CanalTech.

Agência Digital Especialista Marketing B2B