formatos para redes sociais

Guia atualizado: formatos para redes sociais em 2024

O uso das redes sociais continua crescendo em todo o planeta. De acordo com a pesquisa da Meltwater deste ano, 5.04 bilhões de pessoas usam as redes sociais no mundo, representando 62.3% da população. Isso significa um aumento de 5.6% (+266 milhões) em relação ao ano passado. 

No Brasil, o DataReport informa que o país tinha 144,0 milhões de usuários de mídia social em janeiro de 2024, o que equivale a 66,3% da população total. A análise da Kepios tem outros dados ainda mais otimistas: um aumento de 2,0 milhões (+1,4%) de usuários de mídias sociais no Brasil em comparação ao ano anterior. 

Com números tão expressivos, manter-se atualizado sobre os formatos para as redes sociais é crucial para garantir o sucesso das suas estratégias de comunicação. Todo o ano, mídias como Instagram e Facebook passam por atualizações, seja com novas funcionalidades ou formatos, sem falar no surgimento de outras plataformas como essas. 

Cada rede social conta com regras e tamanhos diferentes de imagens e conteúdos que podem ser postados em seu feed. Por isso, preparamos esse guia atualizado com os formatos para redes sociais em 2024. Venha conhecer as diferentes medidas para seus conteúdos nas seguintes redes:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Threads;
  • Twitter(X);
  • LinkedIn;
  • YouTube;
  • Pinterest;
  • WhatsApp;
  • TikTok;
  • Snapchat;
  • Telegram.

Continue lendo nosso conteúdo!

Tamanho e formatos para o Instagram

Números publicados pelo Meta indicam que o Brasil tinha 134,6 milhões de usuários no Instagram no início de 2024. Essa rede se tornou uma das mais usadas no Brasil e é a plataforma com maior variação de padrões de tamanhos. Confira os formatos para essa rede social: 

Tamanho e formatos para o Instagram

Perfil 

  • 720 x 720 pixels. 

Feed 

Imagens

  • Vertical: 1.080 x 1.350 pixels; 
  • Quadrado: 1.080 x 1080 pixels; 
  • Horizontal: 1080 x 566 pixels, proporção de 16:9. 

Vídeos

  • Vertical: 1.080 x 1.350 pixels; 
  • Quadrado: 1.080 x 1080 pixels; 
  • Horizontal: 1080 x 566 pixels, proporção de 16:9; 
  • Vídeos com menos de 4GB; 
  • Duração: 60s. 

Stories 

Imagem

  • Proporção: 9:16 e 4:5 a 1,91:1; 
  • Tipo de arquivo:  .jpg ou .png; 
  • Tamanho do arquivo: Até 30 MB; 
  • Duração: Seis segundos (Boomerang). 

Vídeo

  • Proporção: 9:16 e 4:5 a 1,91:1; 
  • Tipo de arquivo : .mp4 ou .mov; 
  • Tamanho do arquivo: Até 4 GB; 
  • Duração: 1 a 15 segundos; 
  • Pixels: Mínimo de 500 px. 

Reels 

  • 1080 x 1920 pixels, proporção 9:16; 
  • Tipo de arquivo : .mp4 ou .mov; 
  • Tamanho do arquivo: Até 4 GB; 
  • Duração gravando direto da câmera do Instagram: até 90 segundos; 
  • Duração do vídeo carregado por meio de aplicativos terceiros: até 15 minutos. 

Instagram Ads

  • Instagram Stories: 1.080 x 1.920 pixels; 
  • Feed do Instagram: 1.080 x 1.350 pixels.

Tamanho e formatos para o LinkedIn

O número de profissionais no LinkedIn só têm crescido nos últimos anos e em 2024 alcançou 68,00 milhões de usuários. De acordo com o DataReportal, 31,3% da população brasileira está nesta rede. Veja os formatos:

Tamanho e formatos para as redes sociais: LinkedIn

Perfil e capa no LinkedIn (Perfil Pessoal) 

  • Tamanho do avatar: 800 x 800 px; 
  • Tamanho da capa: 1536 x 768 px; 
  • Formatos aceitos: JPG e PNG. 

Capa e perfil no LinkedIn (Company Page ou Showcase) 

  • Tamanho do avatar ou logo: 400 x 400 px; 
  • Tamanho da capa: 1128 x 191 px, na proporção 4:1; 
  • Arquivo .gif não é compatível com fotos de perfil ou capa. 

Imagem do Feed no LinkedIn 

  • Tamanho para posts com links: 1200 x 627 px 
  • Tamanho de post quadrado: 1200 x 1200 px; 
  • Formatos aceitos: JPG, PNG e GIF; 
  • Outros posts podem ter pelo menos 552 x 276 px, proporção de 3:1 a 2:3 e tamanho de 5 MB; 
  • A resolução máxima para imagens é de 36 mega pixels. 

Vídeo do Feed no LinkedIn  

  • Proporção: 1:2,4 – 2,4:1 
  • Faixa de resolução: 256 x 144 a 4096 x 2304 
  • Duração mínima do vídeo: 3 segundos 
  • Duração máxima do vídeo: 15 minutos no desktop e 10 minutos no mobile; 
  • Tamanho mínimo do arquivo: 75 KB 
  • Tamanho máximo do arquivo: 5 GB 

Formatos aceitos: MP4, MOV, AVI, WEBM, MKV, WMV, VC1, MPEG, MPEG2, MPEG1VIDEO, Vídeo DVVIDEO, QTRLE, TSCC2.

Tamanho e formatos para o TikTok

No TikTok, números da ByteDance indicam que 98,59 milhões de usuários com 18 anos ou mais estão no TikTok em 2024. Além disso, o alcance dos anúncios da rede chegou a 52,5% da base de usuários brasileiros da internet, independentemente da idade. 

Tamanho e formatos para as redes sociais: TikTok

Veja os formatos para essa rede que continua aumentando seu impacto no país:

Perfil 

  • As fotos carregadas devem ser de pelo menos 20×20 pixels; 
  • Tamanho padrão: 200 x 200px; 
  • Proporção 1:1;
  • Tamanho do arquivo: até 50 KB; 
  • Formatos compatíveis: JPG, JPEG, PNG; 

Feed 

Imagens

  • Qualquer tamanho; 
  • Formatos compatíveis: JPG, JPEG, PNG; 

Vídeos

  • Tempo máximo: 10 minutos; 
  • Resolução: pelo menos de 540 x 960 px, 640 x 640px ou 960 x 540px; 
  • Proporção: 9:16, 1:1 ou 16:9; 
  • Formatos compatíveis: .mp4, .mov, .mpeg, .3gp ou .avi; 
  • Tamanho do arquivo: até 500 MB. 

Carrossel 

  • Até 35 imagens; 
  • Formatos compatíveis: JPG, JPEG, PNG; 

Tamanho e formatos para o YouTube

A rede de vídeos tem conquistado gerações diferentes e vem evoluindo constantemente. Em 2024, 76,6% da base total de usuários brasileiros na internet foram impactados pelos anúncios dessa plataforma. 

Tamanho e formatos para as redes sociais: YouTube

Veja as medidas dos conteúdos que podem ser publicados no YouTube:

Capa  

  • Proporção: 16:9; 
  • Recomendação: pelo menos 2.560 x 1.440 px; 
  • Formatos: JPG, PNG, BMP ou GIF;

Dimensões: 

  • Tela do tablet: 1.855 px por 423 px; 
  • Tela do smartphone: 1.546 px por 423 px; 
  • Tela da TV: 2.560 px por 1.440 px; 
  • Tela do desktop: 2.560 px por 423 px. 

Perfil do canal 

  • Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px; 
  • Proporção: 1:1; 
  • Formatos aceitos: JPG, PNG, BMP ou GIF. 

Thumbnail 

  • Dimensão: 1.280 x 720 px; 
  • Proporção: 16:9; 
  • Formatos: JPG, PNG e GIF; 
  • Tamanho máximo do arquivo: 2MB 

Vídeos YouTube 

  • Resolução recomendada: 1280 x 720 para vídeos com proporção 16:9 e pelo menos 640 x 480 para vídeos com proporção 4:3; 
  • Não é preciso ajustar a proporção para 16:9 e nem aplicar um plano de fundo para preencher espaços. Faça upload normalmente e o YouTube irá ajustar automaticamente o formato à tela do dispositivo do espectador;
  • Formatos compatíveis: .MOV, .MPEG-1, .MPEG-2, .MPEG4, .MP4, .MPG, .AVI, .WMV, .MPEGPS, .FLV, 3GPP, WebM, DNxHR, ProRes, CineForm, HEVC (h265); 

Dimensões: 

  • 2.160p: 3.840 px por 2.160 px; 
  • 1.440p: 2.560 px por 1.440 px; 
  • 1.080p: 1.920 px por 1.080 px; 
  • 720p: 1.280 px por 720 px; 
  • 480p: 854 px por 480 px; 
  • 360p: 640 px por 360 px; 
  • 240p: 426 px por 240 px.

Vídeos Shorts 

  • Dimensão: 1.080 x 1920 px; 
  • Proporção: 16:9; 
  • Tempo mínimo: 15 segundos; 
  • Tempo máximo: 60 segundos. 

Tamanho e formatos para o Facebook

No Brasil, o Facebook já foi a principal rede social utilizada pela população. Hoje, seus números continuam expressivos e estão em 111,3 milhões de usuários no início de 2024. A Meta também publicou que o alcance potencial de anúncios do Facebook no Brasil aumentou em 2,2 milhões (+2,0%) entre 2023 e 2024.

Veja os formatos para essa rede:

Tamanho e formatos para as redes sociais: Facebook

Fotos de perfil e capas 

  • Imagem de perfil: 180 x 180 px; 
  • Imagem de capa: 851 x 315 px; 
  • Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px; 
  • Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px. 

Feed 

Imagens

  • Feed do Facebook: para imagens com link, 479 x 246 pixels no desktop e mínimo de 320 pixels de largura no celular. Recomendamos 1.080 x 1.350 pixels; 
  • Coluna da direita do Facebook: 254 x 133 pixels. Recomendamos 1.200 x 1.200 pixels; 
  • Facebook Marketplace: Para imagens com link, recomendamos 1.200 x 1.200 pixels. 

Vídeos

  • Dimensões de vídeo recomendadas: 1.280×720; 
  • Largura mínima: 1.200 pixels; 
  • Taxa de proporção: 16:9 (paisagem) a 9:16 (vertical); 
  • Tamanho máximo do arquivo: recomendado até 10 GB. Para arquivos maiores, o processamento e o carregamento poderão ser mais demorados; 
  • Formato de vídeo recomendado: MP4 ou MOV, mas há suporte para mais tipos de arquivo; 

Duração do vídeo: 240 minutos ou menos. Vídeos mais longos são maiores. Isso pode afetar a qualidade do vídeo e o tempo de carregamento. 

Stories 

Imagem

  • Proporção: 9:16 a 1,91:1; 
  • Tipo de arquivo: .jpg ou .png; 
  • Tamanho do arquivo: Até 30 MB; 

Vídeo

  • Proporção: 9:16 e 4:5 a 1,91:1; 
  • Tipo de arquivo : .mp4 ou .mov; 
  • Tamanho do arquivo: Até 4 GB; 
  • Duração: 1 a 60 segundos; 
  • Pixels: Mínimo de 500px. 

Facebook Ads 

  • Feed do Facebook: Para imagens com link, 479 x 246 pixels no desktop e mínimo de 320 pixels de largura no celular. Recomendamos 1.080 x 1.350 pixels; 
  • Coluna da direita do Facebook: 254 x 133 pixels. Recomendamos 1.200 x 1.200 pixels; 
  • Facebook Marketplace: Para imagens com link, recomendamos 1.200 x 1.200 pixels; 
  • Facebook Stories: Recomendamos 1.080 x 1.920 pixels.

É importante lembrar que, no Facebook, as imagens vindas de URL externas mantém os padrões do site de origem. Exceto quando a postagem é feita por uma página de negócios, em que é possível alterar o tamanho e formato.

Descrição de imagem

O Facebook não tem um limite de caracteres para descrições de imagens, e possui sugestão de texto para ser ativada automaticamente, mas a nossa dica é: mantenha-se em até 125 caracteres. Dessa forma, você evita que a sua mensagem precise ser expandida para ser lida, o que gera mais praticidade para o usuário.

Tamanho e formatos para o WhatsApp

Dados do Digital 2024: Global Overview Report, informam que o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros. Entre os usuários de internet com 16 a 64 anos, 93% utilizam a plataforma. Em média, um brasileiro passa 24h14min conectado ao app durante o mês. 

Confira os formatos de conteúdo que podem alcançar esses usuários:

Tamanho e formatos para as redes sociais: WhatsApp

Perfil no WhatsApp 

  • Tamanho padrão: 192 x 192 px; 

Capa para WhatsApp Business 

  • Tamanho padrão: 590 x 340 px; 

Status no WhatsApp 

  • Tamanho recomendado: 1080 x 1920 px; 
  • Duração do vídeo: até 30 segundos; 

Conversas do WhatsApp 

Imagem 

  • Tamanho recomendado: 1200 x 800 px; 
  • Formatos compatíveis: PNG, JPEG, JPG, GIF; 

Vídeo 

  • Tamanho máximo do arquivo: 2GB; 
  • Formatos compatíveis: MP4, AVI, FLV, 3GP, MKV e MOV. 

Formatos para redes sociais: Threads

Notícias recentes têm informado que o Threads ultrapassou o X em número de usuários diários. O aplicativo foi lançado em 2023 e já está conquistando um público fiel. Veja os formatos que a nova rede possui:

Tamanho e formatos para as redes sociais: Threads

Imagens

  • 1080×1080 pixels
  • 1080×1350 pixels
  • 1080×566 pixels

Vídeos

  • 1920×1080 pixels

Formatos para redes sociais: X (Twitter)

No início de 2024, o X (antigo Twitter) tinha 22,13 milhões de usuários em sua plataforma. Mesmo com uma diminuição no alcance da rede em 2,2 milhões (-8,9%), a rede ainda impacta profundamente seu público-alvo. 

Veja os formatos:

Tamanho e formatos para as redes sociais: X (Twitter)

Perfil no X

  • Tamanho: 400 x 400 px; 
  • Tamanho máximo do arquivo: 2MB 

Capa no X

  • Tamanho recomendado: 1500 x 1500 px. 

Feed no X

  • Quadrada sem link: 1200 x 1200 px na proporção 1:1; 
  • Retangular sem link: 1600 x 900 px na proporção 16:9; 
  • Retangular com link: 800 x 418 px na proporção 1.91:1. 

Recomendações para imagens, vídeos e gifs no X

  • Formatos aceitos de imagem: JPEG, GIF e PNG; 
  • Formatos aceitos de vídeo: MP4 ou MOV; 
  • Duração do vídeo: de 2 minutos e 20 segundos no máximo; 

Tamanho máximo do vídeo: 1GB; 

GIF: até 5 MB no mobile e 15 MB para web.

Formatos para redes sociais: Pinterest

Dados publicados pelo próprio Pinterest indicam 37,14 milhões de usuários brasileiros na rede. Quanto ao alcance dos anúncios, a plataforma informa que 19,8% dos usuários da internet foram impactados no último ano. 

Confira os formatos da rede:

Tamanho e formatos para o Pinterest

Foto de perfil e capa de perfil 

Foto de perfil; 

  • 800 x 800 px na proporção de 1:1;

Imagem de capa;

  • Pelo menos 800 x 400 px; 

Recomenda-se uma imagem horizontal com uma proporção de 16:9. 

Pins e vídeos 

  • As proporções são flexíveis e variam entre 9:16, 2:3, 3:4, 4:5 e 1:1; 
  • Recomendado: proporção de 2:3 (1.000 x 1.500 pixels) para imagens e de 9:16 (1.080 x 1.920 pixels) para vídeos; 
  • Formatos de imagem: .PNG ou .JPEG; 
  • Tamanho máximo do arquivo da imagem: 20 MB no computador, 32 MB no aplicativo; 
  • Formatos de vídeo: .MP4, .MOV ou .M4V; 
  • Tamanho máximo do arquivo de vídeo: até 2 GB; 
  • Duração de tempo dos vídeos: 4 segundos a 15 minutos; 
  • Duração indicada para anúncios é de 6 a 15 segundos; 

Textos no Pinterest 

  • Título: limite máximo de 100 caracteres; 
  • Descrição: limite máximo de 500 caracteres.

Formatos para redes sociais: Snapchat 

A rede conta com uma fama maior nos Estados Unidos, mas ainda alcança 6,84 milhões de usuários no Brasil, conforme informações do próprio Snapchat. Hoje, a maior parte do público da plataforma é feminino, com 71,0% do total. 

Veja as medidas de conteúdos para o Snapchat:

Tamanho e formatos para o Snapchat 

Imagem no Snapchat 

  • Recomendado: 1080 x 1920 px. 

Vídeo no Snapchat 

  • Tempo: até 10 segundos; 
  • Tamanho máximo do arquivo: 32mb; 
  • Formatos compatíveis: mp4 ou mov. 

Limites para textos 

  • 45 caracteres.

Formatos para redes sociais: Telegram

O aplicativo de mensagens informou em abril de 2024 que 900 milhões de usuários abrem o Telegram diariamente no mundo. A plataforma busca aumentar ainda mais o seu alcance em todos os países, inclusive no Brasil. 

Veja os formatos para comunicar nessa rede:

Tamanho e formatos para o Telegram

Perfil no Telegram 

  • Tamanho recomendado: 140 x 140 pixels, uma proporção 1:1; 
  • Também é possível colocar um vídeo para perfil, com arquivos com tamanho mínimo de 140 x 140 pixels e trecho entre 5 e 15 segundos. 

Vídeo, Imagens e Documentos no Telegram (conversa) 

  • Tamanho do arquivo: até 2GB; 
  • Formato recomendado: MP3; 

É possível enviar arquivos em formato GIF, ZIP e MP3, entre outros. 

Confira outros conteúdos da Global AD

Gostou de conhecer as medidas e formatos para redes sociais? Tem ainda mais conteúdo legal no blog da Global AD. Veja mais e aproveite!

Leia também:

Tendências de 2024 para o Instagram

Facebook 2024: um olhar para as novidades da rede social

WhatsApp: no Brasil: uma visão sobre o app

Messenger para empresas: como funciona?

Tendências do YouTube: conheça as novidades de 2024

Insights LinkedIn: Confira os principais para 2024

Pinterest: entenda o potencial para as marcas B2B

Twitter mudou de nome: novidades da plataforma X

Kwai em 2024: um panorama detalhado da plataforma

Tendências TikTok: tudo sobre a plataforma em 2024

Agência de performance digital para marcas B2B