Marketing One To One: Crie estratégias personalizadas!

O marketing One To One vem sendo empregado por cada vez mais empresas como um diferencial poderoso na conquista e fidelização de clientes. Afinal, em um mercado competitivo, investir em estratégias personalizadas é uma excelente solução para atrair o cliente e gerar resultados positivos!

Para esclarecer a diferença do Marketing One To One e o Marketing Tradicional, vamos considerar o exemplo das duas abordagens. Uma delas é a utilização do marketing convencional, em que a empresa tem uma base de e-mails sem dados específicos sobre os seus clientes e dispara e-mails toda semana indiscriminadamente.

Já no marketing One To One, a empresa organiza melhor o fluxo dessa comunicação. Ela obtém mais informações sobre o perfil dos seus clientes, ou seja,  a empresa pode fazer a mesma campanha de e-mail marketing da situação anterior, contudo, de forma estratégica.

Criar uma campanha promocional para os clientes que fazem aniversário na semana, por exemplo, é uma excelente tática para estreitar o relacionamento e aumentar as vendas de um determinado produto ou serviço. Mas você sabe mesmo o que é essa estratégia e como ela pode fazer a diferença no seu negócio? Então continue lendo e fique por dentro do marketing One To One agora mesmo!

Marketing One To One: O cliente é a base 

Seguindo o caminho oposto ao das ações de marketing tradicional — em que a comunicação é realizada em grande escala —, o marketing One To One coloca o cliente como o protagonista da estratégia, humanizando seu relacionamento com o negócio. A partir do diálogo com o público, a empresa tem a oportunidade de conhecê-lo cada vez melhor e, assim, customizar a comunicação e a oferta de produtos ou serviços de modo a acertar em cheio nas suas expectativas.

Isso tudo pode ser feito com a ajuda de um CRM, de modo que a empresa possa, além de atrair clientes potenciais, gerenciar seu relacionamento com leads e clientes já existentes.

Redução no custo de aquisição de clientes 

Á medida que a empresa estreita seu relacionamento com os clientes, ela tem condições de oferecer soluções únicas em sinergia com os interesses deles. Dessa forma, a equipe comercial realiza vendas dispondo de menos tempo e esforço, reduzindo o custo de aquisição (CAC).

O que acontece é que a empresa tem um banco de dados dos principais clientes e os conhece tão bem que consegue criar promoções e ofertas exclusivas, baseadas 100% nas informações daquela pessoa em particular. Isso garante um consumidor muito mais suscetível à compra — diferentemente das abordagens tradicionais, em que a marca investe milhões em propagandas para atingir um público grande com comunicações generalizadas em massa, obtendo poucos resultados positivos.

O marketing One To One é uma realidade 

Sabemos que o marketing digital revolucionou a relação entre consumidores e empresas. Nos dias de hoje, o cliente faz parte do diálogo e participa ativamente da construção de marcas, além de seus discursos influenciarem na produção de conteúdo. Isso mostra como caminhamos cada vez mais em direção à personalização: as pessoas desejam se relacionar com a empresa e conversar sobre as suas necessidades. Nesse processo, humanizar os relacionamentos é uma ótima forma de se aproximar do público.

O marketing one-to-one é uma estratégia já bastante utilizada no Brasil por muitas empresas que já perceberam os resultados positivos desta abordagem. Em sintonia com a tendência Inbound, ele apresenta muitas oportunidades para as empresas que desejam aumentar as suas vendas e garantir a satisfação dos clientes, gerando ações mais assertivas e, consequentemente, mais resultados com menos gastos.

Que tal começar a usar essa estratégia no seu negócio? Tire as suas dúvidas com a gente nos comentários e continue de olho no nosso blog para mais dicas e notícias!

Agência Digital Especialista Marketing B2B