messenger para empresas

Messenger: como usar a plataforma para alcançar seus objetivos de negócios

Popular no mundo todo, o aplicativo Messenger segue sendo uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. O Messenger é um aplicativo de mensagens instantâneas desenvolvido pelo Facebook e que permite diversas funcionalidades aos usuários. 

Entre elas, há a troca de  mensagem de texto, as  chamadas de voz e vídeo e o compartilhamento de  documentos. Inclusive, podem-se realizar transações financeiras por essa plataforma. 

Apesar de ainda ser utilizado para lazer, o Messenger vem crescendo como ponto estratégico para os negócios. Segundo o Relatório Digital Brazil 2023 da Hootsuite, 74% das empresas brasileiras usam o aplicativo para se comunicar com seus clientes. Esse número é superior à média global, que é de 65%. 

Número expressivo, não é mesmo? É evidente que a plataforma se tornou peça-chave na estratégia de comunicação de marcas de todos os portes. Com base nisso, reunimos neste artigo informações e dicas relevantes para implementar nos seus projetos em 2024. 

Vem com a gente!

Principais big numbers atuais da plataforma

Segundo a mesma pesquisa citada anteriormente, a rede social possui 931 milhões de usuários ativos mensais (MAU), sendo considerado o terceiro aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Só no Brasil observamos o total de 62 milhões de usuários conectados, ficando em 2º lugar na lista dos países que mais utilizam o Messenger.

Em relação aos  números de gênero e idade, observamos que os homens representam 52% dos usuários. No entanto, as mulheres alcançam um patamar semelhante, totalizando 47,5%.  O aplicativo é mais popular entre jovens e adultos, com idades entre 18 e 24 anos,  o que representa 28,5% dessa comunidade.

Insights gerais do Messenger para empresas em 2024

  • Cada vez mais, as empresas utilizam o  Messenger. Afinal, a ferramenta permite a comunicaçãor com clientes e funcionários. Além disso, oferece uma plataforma adequada para   atender ao cliente, realizar vendas e estratégias de marketing.
  • O recurso de Inteligência Artificial (IA) está facilitando e melhorando a experiência de atendimento do usuário. Com essa funcionalidade pode-se  automatizar tarefas e fornecer suporte ao cliente de forma personalizada.
  • A integração com outras plataformas é outro recurso interessante. O Messenger está se integrando com outras redes, como WhatsApp e o Instagram. Dessa forma, o os usuários se comunicam com amigos e familiares por meio de um   único aplicativo.

Como utilizar o Messenger para empresas?

  • É importante definir o objetivo da marca ao utilizar a plataforma. Estabeleça se o foco será apenas em  atendimento ao cliente, gerar leads ou construir relacionamentos. Após definir essa meta,  será mais fácil criar uma estratégia para alcançá-la.
  • A comunicação personalizada é essencial para tornar a experiência do usuário única. Então, é importante entender a situação e definir um tom de voz de acordo com a solicitação informada. 
  • A agilidade nas respostas tem sido um dos pontos mais observados quando o assunto é atendimento ao cliente. Se não puder responder imediatamente, é importante informar os dias e horários que a marca estará disponível.
  • Utilizar recursos adicionais para melhorar a experiência de comunicação, como chamadas de voz ou vídeo para oferecer suporte ao cliente em tempo real. Também, indica-se a criação de chatbots para responder às perguntas comuns

Leia também: 

Comunicação B2B para empresas: tudo o que você precisa saber.

Messenger para empresas B2B: como funciona?

O Messenger é uma plataforma poderosa. As marcas B2B podem utilizá-lo para se conectarem com seus clientes e prospects de forma mais pessoal e relevante. Com planejamento estratégico, é possível utilizar a ferramenta para alcançar os objetivos e alavancar o seu negócio.

A Global AD é especialista em criar ações para marcas B2B dentro da plataforma. Que tal contar com uma parceria estratégica e aumentar a presença digital do seu negócio?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Agência Digital Especialista Marketing B2B