Popular no mundo todo, o aplicativo Messenger segue sendo uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. O Messenger é um aplicativo de mensagens instantâneas desenvolvido pelo Facebook e que permite diversas funcionalidades aos usuários.
Entre elas, há a troca de mensagem de texto, as chamadas de voz e vídeo e o compartilhamento de documentos. Inclusive, podem-se realizar transações financeiras por essa plataforma.
Apesar de ainda ser utilizado para lazer, o Messenger vem crescendo como ponto estratégico para os negócios. Segundo o Relatório Digital Brazil 2023 da Hootsuite, 74% das empresas brasileiras usam o aplicativo para se comunicar com seus clientes. Esse número é superior à média global, que é de 65%.
Número expressivo, não é mesmo? É evidente que a plataforma se tornou peça-chave na estratégia de comunicação de marcas de todos os portes. Com base nisso, reunimos neste artigo informações e dicas relevantes para implementar nos seus projetos em 2024.
Vem com a gente!
Principais big numbers atuais da plataforma
Segundo a mesma pesquisa citada anteriormente, a rede social possui 931 milhões de usuários ativos mensais (MAU), sendo considerado o terceiro aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Só no Brasil observamos o total de 62 milhões de usuários conectados, ficando em 2º lugar na lista dos países que mais utilizam o Messenger.
Em relação aos números de gênero e idade, observamos que os homens representam 52% dos usuários. No entanto, as mulheres alcançam um patamar semelhante, totalizando 47,5%. O aplicativo é mais popular entre jovens e adultos, com idades entre 18 e 24 anos, o que representa 28,5% dessa comunidade.
Insights gerais do Messenger para empresas em 2024
- Cada vez mais, as empresas utilizam o Messenger. Afinal, a ferramenta permite a comunicaçãor com clientes e funcionários. Além disso, oferece uma plataforma adequada para atender ao cliente, realizar vendas e estratégias de marketing.
- O recurso de Inteligência Artificial (IA) está facilitando e melhorando a experiência de atendimento do usuário. Com essa funcionalidade pode-se automatizar tarefas e fornecer suporte ao cliente de forma personalizada.
- A integração com outras plataformas é outro recurso interessante. O Messenger está se integrando com outras redes, como WhatsApp e o Instagram. Dessa forma, o os usuários se comunicam com amigos e familiares por meio de um único aplicativo.
Como utilizar o Messenger para empresas?
- É importante definir o objetivo da marca ao utilizar a plataforma. Estabeleça se o foco será apenas em atendimento ao cliente, gerar leads ou construir relacionamentos. Após definir essa meta, será mais fácil criar uma estratégia para alcançá-la.
- A comunicação personalizada é essencial para tornar a experiência do usuário única. Então, é importante entender a situação e definir um tom de voz de acordo com a solicitação informada.
- A agilidade nas respostas tem sido um dos pontos mais observados quando o assunto é atendimento ao cliente. Se não puder responder imediatamente, é importante informar os dias e horários que a marca estará disponível.
- Utilizar recursos adicionais para melhorar a experiência de comunicação, como chamadas de voz ou vídeo para oferecer suporte ao cliente em tempo real. Também, indica-se a criação de chatbots para responder às perguntas comuns
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Messenger para empresas B2B: como funciona?
O Messenger é uma plataforma poderosa. As marcas B2B podem utilizá-lo para se conectarem com seus clientes e prospects de forma mais pessoal e relevante. Com planejamento estratégico, é possível utilizar a ferramenta para alcançar os objetivos e alavancar o seu negócio.
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