Muitas opções no site: bom ou ruim para o usuário?

Com a crescente evolução do mercado digital, cada vez é mais fácil ofertar serviços e conteúdos em uma plataforma online. Mas com muitas opções no site, como saber aonde clicar ou para que lado ir? Oferecer muitas informações permite a liberdade de escolha, mas também pode facilitar que o usuário se perca em meio às infinitas possibilidades de acesso.

O psicólogo Barry Schwartz, em uma palestra sobre o paradoxo da escolha (vídeo abaixo) afirma que o quanto mais escolha as pessoas tiverem, mais liberdade terão. O problema está na tomada de decisões.  “Com tantas opções, as pessoas começam a achar difícil escolher e muitas vezes acabam por não tomar ação alguma”, comenta ele.

No que diz respeito à performance dos sites, a questão apontada por Schwartz abrange três aspectos. Em meio a tantas opções na Internet, pense no que fazer para:

 

1) se destacar para ser escolhido;

2) deixar claro para quem o escolhe que você é a melhor opção;

3) corresponder à expectativa dos usuários que, em meio a tantos anúncios, links na página de resultados do Google ou páginas para curtir, escolheram a sua.

 

Uma vez que foi escolhido pelo usuário, estude como garantir que ele não se perca no seu site e vá de encontro ao que você espera que ele faça – por exemplo, converter. Os visitantes devem conseguir achar o que estão procurando rapidamente. Se você der a eles muitas opções, eles podem simplesmente sair do site.

Lembre-se disso: usuários não devem aprender a navegar no seu site, a navegação deve acontecer de forma intuitiva e natural. Por isso é importante definir o foco do site, o que é mais importante ser acessado pelas pessoas e tornar o caminho de fácil acesso ao público.

Selecionamos alguns exemplos de como você pode direcionar os usuários no seu site com pouco conteúdo.

 

Confira:

  1. Na Home do site, diga rapidamente e de forma clara “qual o seu objetivo”. Apresente sua empresa ou serviço em poucas palavras com linguagem adequada ao perfil do seu público-alvo.
  2. Conduza o usuário durante a navegação através de uma hierarquia que diferencie o peso das informações. Conteúdos mais importantes e relevantes devem ganhar destaque.
  3. Agrupe conteúdos similares ou assuntos que fazem parte de um grupo de interesse. Isso dará maior visibilidade às informações, organização à página, e facilidade na hora de estruturar o menu do seu site.
  4. Caso você decida mostrar múltiplas ofertas, tente recomendar apenas uma das opções.
  5. Utilize Call to actions para impulsionar e influenciar na tomada da ação de clique.
  6. Se optar por formulários, seja sucinto. As pessoas são avessas a preencher formulários muito extensos.
  7. Utilize breadcrumb para auxiliar o usuário a se localizar entre as páginas. Para cada nível da estrutura será criada uma sessão correspondente. Em e-commerce esta técnica é muito utilizada para identificar a etapa do processo de compra que o cliente se encontra.

 

http://youtu.be/NYOkqgpf6dc

 

Colaboraram para este post: Aline De Bastiani e Camila Benvegnú
Agência Digital Especialista Marketing B2B