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O fenômeno TikTok: tudo sobre a plataforma e as tendências para 2024

Se você acompanhou pelo menos um pouco do que aconteceu na internet nos últimos anos, é bem provável que você já tenha ouvido falar no TikTok. Essa é  a rede social queridinha das novas gerações e conquistou a fama pelos vídeos curtos, com humor e tendências contagiantes.

A plataforma ganhou  o coração de milhões de usuários ao redor do globo, oferecendo um espaço único onde a expressão pessoal e a criatividade se destacam. Nela,   usuários comuns se transformam em potenciais criadores de conteúdo. 

Neste artigo, vamos explorar:

  •  As principais características e curiosidades do TikTok.
  •  Dados sobre a comunidade de usuários ativos no Brasil e no mundo
  •  A presença das marcas na plataforma.
  •  Tendências TikTok que devem movimentar a rede em 2024. 

Vem com a gente conhecer esse universo e descobrir o que faz do TikTok um verdadeiro fenômeno digital!

TikTok e a explosão dos vídeos curtos

O TikTok foi lançado em 2016 na China e chegou ao Brasil em 2018. No entanto, foi apenas em 2020, durante a pandemia, que o aplicativo se popularizou no nosso país e gerou transformações importantes para o cenário das redes sociais. 

Uma das principais inovações que contribuíram para o sucesso da plataforma foi focar completamente no compartilhamento de vídeos verticais curtos, que têm de 15 segundos a 3 minutos de duração. Os vídeos podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas do próprio aplicativo, como músicas, efeitos, filtros e muito mais. 

Esse foco no formato de vídeo garantiu ao TikTok um visual e funcionamento diferentes de outros apps já consolidados. Ao fazer o download do aplicativo, o usuário vai direto para a página principal do TikTok, onde o algoritmo vai enviando vídeos sobre diversos temas. Assim, consegue mapear  os interesses de cada  pessoa para personalizar a experiência.

Sucesso em números e o perfil dos usuários do TikTok

De acordo com os dados divulgados pelo próprio TikTok, a rede social já ultrapassou a incrível marca de mais de 1,3 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo em 2023. Já o Brasil conta com 82,2 milhões de usuários ativos com 18 anos ou mais, segundo as informações do ranking da Data Reportal. 

Nos últimos dois anos, o número de usuários mais velhos no TikTok tem aumentado. No entanto, por enquanto, a maioria das pessoas na plataforma ainda é bem jovem. Atualmente, cerca de 62% de todos os usuários do TikTok têm entre 10 e 29 anos.

Com relação ao gênero, a popularidade do aplicativo se inclina ligeiramente para o público feminino, com cerca de 57% dos usuários se identificando como mulheres.

Hábitos e preferências dos usuários do TikTok

Segundo  uma pesquisa do Opinion Box sobre o TikTok no Brasil, os usuários dessa rede social são bastante engajados. Cerca de 36% afirmaram acessar a plataforma pelo menos uma vez ao dia. Já  11% relataram que deixam o aplicativo o dia todo aberto. 

Apesar de acessarem o TikTok com frequência, os dados mostram que apenas 10% dos usuários compartilham conteúdo pelo menos uma vez por dia. Enquanto isso, 30% raramente fazem publicações no TikTok . A parcela de 31% dos usuários opta por nunca compartilhar nada por lá, somente assistindo aos vídeos do aplicativo. 

Com relação às categorias de conteúdo presente no aplicativo, há a seguinte distribuição:

  • 59% das pessoas seguem perfis de humor.
  • 44% seguem perfis que falam sobre música.
  • 42% seguem perfis com conteúdos sobre viagens e turismo.
  • 41% seguem perfis sobre saúde, vida fitness, gastronomia e receitas.

A presença das marcas na plataforma

Por todos esses motivos que mencionamos, o TikTok está se consolidando como um canal de comunicação essencial para marcas e empresas.   Os usuários, por sua vez, estão bastante receptivos a essa tendência. 

Global AD - tendências no Tik Tok

Segundo a pesquisa do Opinion Box, 76% das pessoas afirmaram que é crucial que as marcas estejam presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores. Além disso, mais da metade dos entrevistados expressaram o desejo de ver as marcas que consomem utilizando mais a plataforma.

Também destacamos que, conforme a pesquisa da Adweek, 49% dos usuários da plataforma dizem que usam o TikTok para auxiliar nas decisões de compra. Ou seja, esses usuários ficam mais inspirados a comprar algo novo depois de ver um criador usando um produto ou ver o item anunciado no app. 

Outro dado interessante é que 64% dos usuários seguem influenciadores no TikTok, o que abre o espaço para o marketing de influência. Diante desse cenário, indicamos que as empresas considerem a possibilidade de ingressar na plataforma, seja criando um perfil próprio ou colaborando com influenciadores digitais.

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Tendências TikTok em 2024

Quer saber mais sobre as tendências TikTok em 2024? Vamos começar! O relatório “What’s Next 2024″, publicado pelo TikTok, indica que, neste ano, a comunidade da plataforma deve adotar uma mentalidade transformadora, denominada Ousadia Criativa.

 Conforme esse estudo, os criadores de conteúdo e as marcas que conseguirem demonstrar essa característica têm mais chance de estabelecer conexões profundas no TikTok. Principalmente com comunidades impulsionadas por uma combinação de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem. 

Essa Ousadia Criativa está ligada à curiosidade dos usuários, que impulsiona a descoberta de interesses hiperespecíficos e culturas diversas. Além disso, mescla-se ao remix de narrativas em um contexto digital de pluralidade de vozes e formatos colaborativos. Outra relação da Ousadia Criativa é em relação à construção da confiança junto ao público por meio do diálogo aberto e da troca de aprendizados e experiências.

Dicas para aproveitar as tendências  TikTok

1- Curiosidade aguçada

O TikTok, assim como diversas outras redes sociais, oferece uma infinidade de oportunidades para os usuários descobrirem novas informações ou coisas. No entanto, encontrar respostas relevantes nunca foi tão desafiador. 

Para as marcas, isso implica a necessidade de desenvolver conteúdo extremamente atraente e útil, capaz de despertar a curiosidade, inclusive aquelas que as comunidades não sabiam que tinham.

2- Remix de narrativas

Conforme as pesquisas conduzidas pela plataforma, são as estruturas narrativas mais intrigantes que guiam os espectadores além dos primeiros segundos de vídeo e aprofundam a história. 

Isso significa que os anúncios no TikTok devem explorar os formatos colaborativos, as ferramentas de edição e demais recursos criativos. O objetivo é   manter os espectadores curiosos e interessados.

3- Construção da confiança

Há uma crescente falta de confiança entre os consumidores e as marcas. Isso leva  o público a buscar aquelas que se diferenciam pela transparência, protagonismo em iniciativas de mudança social e comunicação aberta com seus consumidores e a sociedade em geral.

Por isso, é essencial que as marcas considerem cada campanha e peça no TikTok como uma oportunidade de compartilhar, ouvir e aprender. Dessa forma, podem construir juntos a confiança e os valores de marca para gerar uma fidelidade mais profunda dentro e fora da plataforma.
Se você quer saber como utilizar as tendências do TikTok no seu negócio, fale com a equipe da Global AD, agência digital referência para marcas B2B.

Agência Digital Especialista Marketing B2B