O futuro da Internet está na experiência

“Diga-me e esquecerei. Ensina-me e aprenderei. Envolva-me e entenderei.” Pode uma frase atribuída a Confúcio (551 – 479 a.C) resumir a tendência do mundo digital atualmente? Em um mundo digital com constantes transformações e excesso de informação, como fazer a diferença e impactar as pessoas para que de fato prestem atenção no que você quer mostrar?

O futurólogo e especialista em tecnologia Gerd Leonhard apresentou recentemente no evento Google Think algumas ideias relacionadas ao futuro da Internet (Assista à apresentação neste link). Entre elas, Leonhard afirma que “O futuro da informação não é a informação, é experiência”. Ou seja, mais do que apresentar a informação, simplesmente, deve-se encontrar uma forma de contextualizar, criar significado, permitir interação.

Isso porque as pessoas anteriormente conhecidas como “consumidores” agora são “participantes”. “Você pode dar muitas informações, mas como eles vão decidir como eles vão agir? Tem que ter impacto. Se o que você faz não impactá-los, então não importa, é só barulho. Por isso busque a experiência”, afirma o futurólogo.

Cada vez mais o usuário da Internet é importante e participativo. Damos opinião, avaliamos, contribuímos com informação. E mais, queremos ter o poder, queremos ser envolvidos. Mais que ler ou ouvir o que as marcas podem nos dizer na Internet, queremos participar ativamente.

A transformação global, liderada pela cultura digital, promove uma troca no interesse das pessoas. De interesse por produtos e serviços, hoje o que se busca é a experiência. Leonhard exemplifica: Os computadores dão lugar a tablets, que dão lugar a novidades como o Google Glass – que gira todo em torno da experiência e participação do usuário.

O futuro do conteúdo

A indústria de produção de conteúdo vê uma forte mudança entre seus momentos antes e depois da web, mostra Leonhard neste artigo. A tendência do conteúdo online é que seja distribuído muitas vezes, fácil de ser copiado e, por isso, de forma gratuita. Apenas produzir informação não é mais suficiente. A missão agora é buscar mais que conteúdo: é contexto, relevância, conveniência, conectividade, atenção, com foco no seu nicho.

Agência Digital Especialista Marketing B2B