Cauda longa, tradução do termo long tail, cunhado pelo americano Chris Anderson, é uma teoria sobre a transformação do mercado de massa, dominado por poucos, para um mercado de nichos. Em SEO, a cauda longa trata da quantidade de buscas por milhares de itens específicos, que pode ultrapassar a quantidade de buscas feitas por itens genéricos.

As palavras-chave conhecidas como head tails, short tails ou palavras-chave cabeça são aquelas compostas por um ou dois termos e têm alto índice de procura nas buscas orgânicas. Por consequência, a concorrência por posicionamento nos motores de busca também é alta.

As palavras-chave de cauda longa são termos com 3 ou mais palavras-chaves. A cauda longa tem menor número de buscas pelos usuários, mas também recebem um nível de concorrência menor, tornando mais fácil e rápido conseguir bons resultados nos motores de busca para as palavras-chave de cauda longa.

Do ponto de vista do SEO, se um site é referência em determinado nicho, há mais chances de ele estar bem posicionado e receber mais tráfego do que um site de assuntos gerais. Isso acontece porque, na Internet, é possível alcançar milhões de pessoas com interesses específicos, ao invés de apenas focar nos interesses da maioria das pessoas.

Além disso, termos de cauda longa têm mais chance de resultar em uma venda, no caso de um e-commerce, por exemplo. Por isso, estar bem posicionado para tais termos significa receber leads qualificados, de usuários que já têm a intenção de compra.
Para um site é importante possuir conteúdo com palavras-chave cabeça e palavras-chave cauda longa, porque os crawlers detectam que ele trata de diferentes palavras no campo semântico e o reconhece como especialista no assunto.

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