O que é Redirect 301?

O redirecionamento 301, ou redirect 301, é uma forma permanente de redirecionar uma página para outra página de destino. Pode ser utilizado para trocar o domínio de um site (por exemplo, quando uma empresa decide trocar o nome de seu domínio) ou para redirecionar várias páginas para uma única página, para mostrar somente uma versão da página (ex. http://exemplo.com.br e http://exemplo.com.br/home, um deles pode ser definido como destino principal e usar redirecionamentos 301 para evitar a duplicidade de URL).

Com o redirect 301 os crawlers saberão que devem passar a considerar a página nova da mesma forma que a antiga e passar a popularidade e pagerank para o outro domínio. Mas, para manter este posicionamento, o domínio de destino deve ter conteúdo tão relevante quanto a página anterior.

Existe também o redirecionamento 302, que é um redirecionamento temporário. Ele não transfere pagerank ou popularidade de links e é usado para promoções rápidas em que se deseja gerar muito tráfego para domínios específicos do site. É importante que este tipo de redirecionamento não permaneça muito tempo ativo, para não ser prejudicado nas indexações dos mecanismos de busca.

Agência Digital Especialista Marketing B2B