Seguindo a tendência de aprimoramento de outros produtos Google (que mudaram para valorizar conteúdos preferidos pelos usuários), o YouTube anunciou recentemente uma mudança que atribui maior importância a vídeos capazes de envolver a audiência por mais tempo. Esta métrica pode ganhar mais importância que o número de cliques na busca, por exemplo.
Juntamente com a mudança no algoritmo, o Google também incluiu no YouTube Analytics a métrica de minutos assistidos estimados, mensurada oficialmente a partir de setembro de 2012. Os vídeos e canais com maior percentual de minutos assistidos terão peso maior na busca orgânica e nas sugestões de listas inteligentes.
Priorizando a qualidade dos vídeos em detrimento da quantidade de cliques, entre outros fatores, o Google pretende “nivelar por cima” a qualidade do material produzido e, consequentemente, fazer com que os usuários permaneçam mais tempo envolvidos com esses conteúdos. A expectativa da companhia é que o número de compartilhamentos em outras mídias sociais também cresça.
Vídeos curtos perderão relevância?
Esta mudança deve gerar preocupação entre os produtores de vídeos curtos, visto que um vídeo com menos tempo tende a ter um menor coeficiente de minutos assistidos estimados. No blog Creators, do YouTube, o discurso é de que tudo ficará bem, segundo a companhia, basta você produzir vídeos legais e envolventes, que sua audiência crescerá. Você concorda?