Significado de SEO e a história das buscas na web

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, a otimização para motores (mecanismos) de busca, ou simplesmente, otimização de sites. É um conjunto de boas práticas que torna um site amigável para sistemas como o Google, facilitando o trabalho dos buscadores no processo de leitura e categorização dos sites na web.

Porquê as empresas investem em SEO?

O uso das estratégias de SEO em um site pode melhorar consideravelmente a quantidade e a qualidade de acessos, gerando assim, novas possibilidades de negócios (conversões). Isso acontece pois, normalmente, quando buscamos informações sobre um produto, já temos algum interesse nele. Se um site de e-commerce estiver nos primeiros resultados, provavelmente você vá clicar nele. Se o preço foi muito bom, bingo! Nova venda realizada.

Qual o significado de SEO para o Google?

Na página de suporte do Google há uma versão interessante do significado de SEO. Também existem algumas tiradas engraçadinhas, sobre empresas que enviam e-mails com promessas milagrosas:

“Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:

“Prezado google.com.br, Visitamos o seu site e constatamos que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”

Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, mantenha o mesmo ceticismo que teria em relação a pílulas dietéticas que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou solicitações para ajudar a transferir o dinheiro de ditadores depostos.”

Se você possui alguma dúvida sobre SEO, deixe um comentário, estamos sempre dispostos a estudar mais sobre esta ciência da web!

Para entender mais sobre a história das buscas na internet, confira este infográfico da SEO.com, com a linha do tempo dos principais buscadores e algumas mudanças que influenciaram as técnicas de SEO.

Agência Digital Especialista Marketing B2B