Como implantar um sistema de automação de marketing?

Os processos de venda são como um mapa, e a elaboração de um sistema de automação de marketing faz com que sua equipe encontre os caminhos mais eficazes para a conversão. Ele permite uma interação inteligente e personalizada com os leads, algo que se reflete na conquista e fidelização da clientela.

Porém, engana-se quem pensa que essa é uma tarefa de fácil execução. Na verdade, ela requer um esforço para conhecer o terreno, abrir rotas e, assim, retirar quaisquer obstáculos desnecessários. Preparamos, então, um post especial para explicar quais serão os principais desafios e, claro, como resolvê-los.

1- Definir a estratégia do sistema de automação

Não adianta querer abraçar o mundo logo na primeira campanha. A fim de se elaborar um sistema de automação é necessário estabelecer — e seguir à risca — as etapas. O objetivo final é educar o lead para que ele siga os processos do funil de conversão de maneira mais automatizada.

Lembre-se de que esta é uma ferramenta que precisa ser foco no cliente, sem pressioná-lo a realizar ações, e sim instigando a atuação. E o mais importante é nunca deixar nenhuma campanha inacabada. Faça ajustes necessários, mas não as interrompa antes do final. Senão, a situação fica ainda pior para o cliente, que ao invés de buscar a conversão, vão buscar uma alternativa mais simples.

2- Entender e agir de forma personalizada

Qual é o seu público-alvo (linkar com personas)? Como ele se comporta, seus hábitos e desejos? Mude o paradigma e entenda que não basta enchê-lo de publicidade e propaganda. É preciso personalizar esse contato para atrair. Afinal, em um mundo de redes sociais, onde tudo é virtual e automático, a preocupação em mostrar que o cliente não representa apenas um número, uma porcentagem.

Invista na linguagem e nas ações que aproximem o público de você. Não precisa ser uma fala repleta de gírias, mas afaste-se das falas corporativas frias e distantes que — convenhamos — ninguém lê.

3- Produzir conteúdo relevante e atraente

Falamos acima na personalização da mensagem, mas a grande dificuldade está em saber que mensagem é essa. Em uma era com excesso de informação, produzir conteúdo relevante e atraente é fundamental para qualquer sistema de automação. Isso significa que você precisa estabelecer uma relação de confiança com esse público, ouvindo os pedidos e traduzindo as respostas para as questões em um material “matador”.

E cada etapa do funil de conversão da sua campanha requer um tipo de interação. Defina cada um deles. Por exemplo: uma ação de atração de leads deve focar principalmente no valor da marca, funcionalidades do produto/serviço em questão e na própria capacidade da empresa em atender às demandas de mercado. Muitos, inclusive, optam por incluir uma isca (demonstração gratuita) para fisgar o interessado. No início, essa tarefa não é fácil, porém, depois que as melhores práticas forem estabelecidas, o futuro será muito mais fácil e promissor.

Então, leve em consideração as dicas acima e foque nos resultados. O importante é não desistir da sua estratégia no meio do caminho. Depois de implementado o sistema de automação de marketing da sua empresa, ficará mais fácil atrair e qualificar leads, tarefas imprescindíveis para quem deseja aumentar as vendas.

E então, quais outros desafios na automação de marketing você encontra na sua empresa? Deixe um comentário: participe da conversa!

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