A solidão em época de muitos amigos em redes sociais

As redes sociais estão modificando a nossa forma de agir e pensar – e como resultado disso estamos cada vez mais solitários. É o que acredita a socióloga Sherry Turkle. Uma palestra sua foi compilada em um vídeo bastante ilustrativo. Confira:

Para ela, as redes sociais não estão apenas mudando o que fazemos, mas também quem somos, porque oferecem três fantasias gratificantes:

1) Que nós podemos direcionar nossa atenção para onde quisermos.
2) Que sempre seremos ouvidos.
3) Que nunca teremos que ficar sozinhos.

“Nós estamos colecionando amigos como selos, sem distinguir quantidade e qualidade, e trocando o sentido profundo e íntimo da amizade com a troca de fotos e conversas de chat”, afirma Turkle. “Uma situação é criada em que temos muitos amigos quando, na verdade, estamos sozinhos.”

A socióloga diz que as pessoas estão ficando acostumadas com uma nova forma de estar a sós juntas. Querem estar umas com as outras, mas também num outro lugar — conectadas com todos os lugares que queiram. “As pessoas querem customizar suas vidas. Querem ir para dentro e para fora dos lugares em que se encontram porque o que mais lhes importa é o controle sobre onde colocam sua atenção. Então, vocês querem ir a uma reunião de diretores, mas querem prestar atenção apenas nas partes que lhes interessam.”

Confira a palestra toda (selecione a legenda no menu “languages”):

[ted id=1409 lang=pt-br]

Agência Digital Especialista Marketing B2B