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Tendências de 2024 para o Instagram

E aí, pessoal, tudo bem? Meu nome é Mauricio, sou Diretor de Arte aqui na Global AD e fui convidado para fazer uma análise sobre as tendências do Instagram neste ano. Bora ver o que vai rolar na rede?

Em 2024, o Instagram continua a ser uma plataforma digital vibrante e em constante evolução. Mesmo com muitos  concorrentes, o canal ainda mantém  um desempenho muito significativo no cenário do marketing digital. 

Para iniciar, vamos ver alguns dados importantes. Boa leitura!

Instagram 2024: entenda o que é o canal 

O Instagram é uma plataforma de mídia social visual, lançada em 2010, que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos. Tá bom, até aqui todo mundo sabe, mas desde então, a plataforma evoluiu muito e virou uma das redes sociais mais populares do mundo.

A rede se tornou, assim,  uma ferramenta essencial de marketing, conectando marcas a um vasto público por meio de conteúdo visualmente envolvente e diferente. O sucesso foi tão grande que, só no primeiro dia, o Instagram  atingiu 25 mil usuários cadastrados, chegando no primeiro milhão 2 meses depois disso.

Big Numbers Atuais do Instagram

O Instagram virou ponto essencial para o marketing digital e desbanca o Facebook como principal canal em diversas faixas etárias (mesmo ainda ficando atrás em alguns números). Em 2013, a rede contava com mais de 100 milhões de usuários, hoje, são mais de 1,3 bilhões de contas ativas mensalmente.

Em relação à  mídia, estima-se que sejam mais de 2 milhões de anunciantes em atividade todos os meses. As campanhas de mídia no Instagram têm a segunda maior taxa de engajamento, ficando atrás somente do Facebook. É também a rede social preferida dos influencers: o número de usuários com mais de 1 milhão de seguidores dobrou no último ano.

Número de Usuários Mundiais

A nível mundial, essa plataforma conecta pessoas, marcas e criadores de conteúdo. Nesse sentido, desempenha  um papel central nas estratégias de marketing digital. Ao todo, são  mais de 95 milhões de fotos postadas, com 500 milhões de usuários ativos diariamente.

Número de Usuários no Brasil 

O Brasil é uma peça-chave no ecossistema do Instagram, com estimativa de mais de 113 milhões de usuários ativos mensais. Esse número coloca a rede como a terceira mais usada no país, ficando atrás somente do WhatsApp e YouTube. 

A diversidade e o engajamento da comunidade brasileira destacam-se como fatores fundamentais na cena digital, com a criação de conteúdos diversificados. No último ano, a frequência de uso mudou, saindo de 84% para 92% dos usuários visitando a rede pelo menos uma vez ao dia. Somos o segundo país em números de usuários no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Tipo de Público 

O Instagram atrai uma audiência diversificada, desde jovens adolescentes a adultos. A natureza visual da plataforma a torna particularmente eficaz para engajar públicos de todas as idades e interesses. 

Você vai ver conteúdos para todos os nichos, com as características únicas (ou não né, porque sabemos que às vezes rolam umas apropriações), mas que tornam a comunicação muito fluida e autêntica.

Instagram 2024: conheça as principais novidades neste ano 

O Instagram continua a se reinventar e sempre introduz novidades para manter a plataforma fresca e relevante. Algumas tendências emergentes para 2024 incluem:

  • Realidade Aumentada (AR):  nesse ano esperamos que o Instagram intensifique seu uso de AR, oferecendo experiências interativas e envolventes para os usuários.

  • Conteúdo de Vídeo de Formato Longo:  a popularidade dos vídeos continua a crescer, e o Instagram está respondendo com recursos aprimorados para vídeos de diferentes formatos. Assim, passa a competir  diretamente com outras plataformas. Estima-se que os conteúdos em vídeo engajam 38% mais do que imagens, ponto que faz com que a plataforma trabalhe em diversos recursos, como as collabs e duetos. Essa é uma tendência importante para 2024. Novas ferramentas de edição também estarão presentes.

  • Compras na Plataforma:  a integração de recursos de compras no Instagram se fortalece, permitindo que usuários comprem produtos sem sair da plataforma. Com isso, o Instagram se transforma em um destino de compras mais robusto. Porém, vale salientar que a tendência para esse e os próximos anos é de usuários com um consumo mais modesto e sustentável.

  • Conexões: pesquisas demonstram que a Geração Z quer cada vez mais priorizar conexões significativas, utilizando a plataforma para manter contato com amigos e parentes. Cerca de 42% afirmam levar o interesse dos outros em consideração para essas conexões, desde memes a notícias (sem desconsiderar, é claro, o interesse amoroso também). 28% desse público tem como o primeiro passo para uma relação seguir alguém no Instagram.

  • Buscas nas plataformas: impulsionados por algoritmos cada vez mais focados no nosso centro de interesse, conteúdos de influenciadores, creators, marcas e líderes preenchem nossos feeds. Com isso, as redes sociais se tornam plataformas de buscas, principalmente se você quer informações sobre viagens, estilo de vida ou ‘faça-você-mesmo’, por exemplo. As plataformas estão mais fragmentadas do que nunca e são um  ponto de convergência para nossas necessidades digitais.

  • Inteligência Artificial: se você acha que 2023 foi O ANO nesse segmento, espera só até ver o que vai rolar em 2024. A conscientização do consumidor sobre conteúdos gerados por IA aumentará muito, visto que as redes vão precisar deixar cada vez mais explícito o que é real e o que foi criado com auxílio dessas ferramentas. Outro ponto importante é que a mentalidade das empresas também tende a mudar nesse quesito. Por isso, os negócios vão sair  do pensamento de “economizar dinheiro de produção”para “proporcionar mais momentos de valor entre o público e minha marca”.

Curiosidades sobre o Instagram 

Além dos números impressionantes e das tendências inovadoras, o Instagram é conhecido por algumas inovações muito significativas:

  • Aquisição: em 2012, o Facebook adquiriu o Instagram por cerca de 1 bilhão de dólares. Na época, essa aquisição foi uma das maiores da história das redes sociais.

  • Instagram Stories: lançado em 2016, o recurso Stories revolucionou (alô Snapchat, corre aqui) a forma como as pessoas compartilham momentos. Hoje, é uma parte vital da experiência do Instagram, tendo uma taxa de engajamento quinze vezes maior do que as publicações do feed.

  • Checkout: em 2019 o Instagram tornou-se ainda mais importante do que já era para o marketing e o comércio lançando a funcionalidade “Checkout”. Com elas, os  usuários podem comprar produtos diretamente na plataforma.

  • Engajamento Visual:  o Instagram é uma plataforma visual por excelência, com uma taxa de engajamento média significativamente mais alta em comparação com outras plataformas sociais. Dessa forma, proporciona às marcas uma oportunidade única de se conectarem de maneira mais autêntica com seu público.

Em resumo, o Instagram em 2024 promete permanecer no epicentro das estratégias de marketing digital, com inovações contínuas e uma base de usuários globalmente diversificada. Assim, proporcionará oportunidades emocionantes para marcas e criadores de conteúdo. 

A tônica gira em torno de conexões, trends, posicionamentos, autenticidade e transparências. Os usuários estarão cada vez mais interessados em marcas e influenciadores que se destacam nesses quesitos. Quer saber como cativar a sua audiência no Instagram? Entre em contato com a equipe da Global AD agora!