Facebook-2024

Facebook 2024: um olhar para as novidades da rede social 

Quantas pessoas você conhece que não utilizam redes sociais? Poucas, não é? As redes sociais, para além de qualquer outro uso, são canais de relacionamento entre pessoas, marcas e pessoas e marcas. Atualmente, é quase impossível você estar fora de alguma rede social.

Criadas, primeiramente, para as pessoas interagirem, as redes sociais caíram no gosto das marcas que entraram nesse mundo para consolidar uma relação com seu público.

Estar presente nas redes sociais é estar em qualquer lugar a qualquer momento, pois a aproximação com o público não tem barreiras físicas. Por isso, há mais facilidade de comunicação. Porém, ter mais recursos para comunicação com seu público não é a mesma coisa que ter uma comunicação fácil. É necessário entender qual a rede social que faz sentido para a marca e como se dará essa comunicação.

Como saber qual a melhor rede para criar uma comunicação com o público?

Antes de qualquer passo, você precisa saber qual o seu público e depois disso analisar em qual rede social ou redes sociais as pessoas com quem quer se comunicar estão presentes. Dessa forma, é possível montar uma estratégia de comunicação e então partir para ação.

Uma das redes sociais que pode ser trabalhada por marcas e empresas de vários setores é o Facebook. Quer saber mais? Continue a leitura do nosso conteúdo!

Facebook: a rede social universitária

Criada em 2004 por Mark Zuckerberg, o Facebook ou Face (apelidado pelo público brasileiro) foi pensado para ser uma rede social exclusiva para estudantes de Harvard. Com a expansão para outras universidades, saiu da bolha universitária e ganhou o público em geral.

Essa plataforma de mídia social permite que as pessoas que a utilizam criem seus perfis pessoais, compartilhem fotos e vídeos e participem de grupos e eventos.  Claro, seu melhor e mais importante papel: conectar pessoas e as fazer interagir, seja por meio das ferramentas como curtir, compartilhar e comentar, como por mensagens privadas, que se tornaram populares em outras redes sociais também.

Com o sucesso, o Facebook adquiriu outras empresas para expandir seu alcance e alcançar novos públicos. Em 2012, comprou o Instagram e, em 2014, o WhatsApp. Além do Messenger, que é o chat para interação via mensagens rápidas dentro da própria rede.

Entre polêmicas relacionadas à privacidade das pessoas usuárias de seus serviços, à disseminação de notícias falsas e ao uso indevido de dados, em 2021, o Facebook anunciou a intenção de mudar o nome da empresa para Meta. Isso reflete sua visão de se tornar uma empresa focada em metaverso e realidade virtual.

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Tá, mas vamos falar de big numbers? 

No último levantamento de números de pessoas que usam o Facebook, indicou-se mais de 2,8 bilhões de pessoas ativas na rede em todo o globo. Só no Brasil, são 109 milhões de usuários. Com uma presença bem significativa entre pessoas jovens e adultas, o Brasil é o país que está no 4º lugar no ranking de países que mais utilizam a rede.

Bom, não dá pra negar que o Facebook é bem versátil. Afinal, permite desde o agendamento de postagens a conversas em grupos de diversos assuntos. A rede serve tanto para negócios quanto para a comunicação entre familiares e as trocas com pessoas do círculo de amizades.

Pensando com foco em negócios, é uma rede com muitas opções e que pode facilitar o dia a dia das empresas, principalmente para trabalhar Inbound Marketing.

Facebook 2024: tem novidade por aí?

O Facebook não para, assim como as outras redes sociais sempre tem novidades para o novo ano e, também, aprimora o que deu certo no ano anterior. Nesse sentido, algumas tendências que podem ser utilizadas em 2024 são:

Hashtags: são muito boas para que o público encontre as postagens de maneira mais rápida, pois as hashtags categorizam, qualificam e geram engajamento para a postagem. Mas não vale sair usando qualquer hashtag não, hein?

É necessário entender o que faz sentido para o público, se as palavras escolhidas conversam com a postagem, a quantidade de hashtags, enfim, é importante ter estratégia.

Personalização de conteúdo: cada dia mais, as pessoas querem se sentir únicas. Em um mundo onde tem muita informação a todo momento, sentir que uma mensagem foi pensada para você é legal, não é? E as pessoas buscam isso, portanto, as marcas que conseguem entender seu público e se comunicar de forma mais pessoal enriquecem a interação.

Responsabilidade da marca: marcas que demonstram preocupação com sustentabilidade, meio ambiente, questões socioambientais, cuidados com jornada de trabalho e saúde mental são marcas que mostram estar preocupadas e atentas aos assuntos que atingem grande parte da população. Isso gera reconhecimento do público.

Porém, há de ser uma ação verdadeira, ou seja, sua postagem não pode ser sobre o que não é praticado na empresa. O público não pode e nem gosta de ser enganado por marcas que admira. Por isso, sua empresa deve comunicar apenas propósitos e valores que de fato fazem parte dela.

Mas, essas tendências são para todo o ano? Sim e não. Assim como há mudanças na nossa vida, as redes sociais mudam periodicamente para acompanhar tendências do mercado e do seu público. 

Acompanhe todas as transformações nas redes sociais 

O algoritmo das redes sociais está a todo momento mudando e aprendendo com as ferramentas que utilizamos para melhorar a entrega de conteúdo. Sabe quando você pesquisa sobre algo e começa a aparecer para você muitas coisas relacionadas a sua pesquisa, mesmo que você não esteja mais à procura daquele produto ou assunto? Pois bem, isso quem faz é o algoritmo.

O que é importante entender é que nada é para sempre. Em outras palavras, tanto as redes sociais quanto os modos de interação evoluem e se transformam. E para sabermos das mudanças e conseguirmos surfar nelas, é necessário aliar estratégia, planejamento e uma comunicação atenta e eficiente para não perder nenhuma oportunidade. Afinal, ninguém quer deixar o seu negócio pra trás, né?!

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