Whatsapp no Brasil

WhatsApp: no Brasil: uma visão sobre o app

O Whatsapp no Brasil é o aplicativo mais popular. Não é difícil entender o porquê. Imagine a seguinte situação: você precisa falar com um(a) amigo(a), ligar para um familiar ou mandar uma mensagem de trabalho. 

Qual a primeira coisa que você faz? Você pega o celular, vai até os contatos e liga/manda mensagem usando a sua operadora de telefonia? Ou, o que achamos ser mais provável: você, com certeza, pega o celular, abre o aplicativo do WhatsApp, vai até o contato da pessoa que você precisa se comunicar e é por lá que você faz essa interação.   

O WhatsApp ou Zap (carinhosamente chamado por nós, brasileiros) é prático, rápido, simples de utilizar e, hoje, é praticamente impossível nos imaginarmos sem ele. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa plataforma que não só facilita a comunicação, mas  também pode ser um ótimo canal de marketing para o seu negócio? 

Neste post, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é e quando surgiu o WhatsApp;
  • WhatsApp Business;
  • WhatsApp no Brasil e no mundo;
  • Como utilizar o WhatsApp como um canal de marketing para o seu negócio;
  • Possíveis atualizações para 2024.

O que é e quando surgiu o WhatsApp?

O Whatsapp é um aplicativo gratuito de troca de mensagens instantâneas entre os usuários. Inicialmente, foi criado como uma alternativa ao nosso velho conhecido SMS e, hoje, conta com diversos recursos, como:

  • Enviar mensagens de áudio, texto e vídeo;
  • Enviar documentos; 
  • Compartilhar localização em tempo real;
  • Realizar chamadas de áudio e vídeo;
  • Criar grupos e canais;
  • Trancar mensagens (mensagens secretas);
  • Efetuar e receber pagamentos (WhatsApp Pay);
  • Buscar por empresas na sua região através do whatsApp Search (veremos mais abaixo a importância da pesquisa dentro do WhatsApp).

O aplicativo foi criado em 2009, nos EUA, por Brian Acton e Jan Koum (ex-funcionários da Yahoo!), mesmo ano em que chegou ao Brasil. Em 2014, foi vendido para a Meta (a gigante responsável pelo Facebook, Instagram e Messenger). 

Porém, seguiu atuando como um aplicativo independente, com o foco em mensagens rápidas e seguras, já que ele conta com a criptografia de ponta a ponta. Ou seja, as mensagens trocadas são criptografadas e protegidas. De maneira bem resumida, essa tecnologia impede que terceiros tenham acesso a mensagens trocadas entre os usuários. 

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WhatsApp Business: conheça a plataforma para os negócios 

Percebendo que as empresas também utilizavam o WhatsApp como um canal de comunicação com os seus clientes, surge, em 2018, a versão do WhatsApp para negócios, o WhatsApp Business. Embora a interface desse outro app seja parecida com a do WhatsApp convencional, além dos recursos mencionados anteriormente, com o Business também é possível: 

  • Inserir os dados da empresa como e-mail, telefone e endereço;
  • Criar um catálogo de produtos;
  • Automatizar mensagens para um atendimento mais rápido;
  • Classificar contatos através de etiquetas personalizadas.

WhatsApp no Brasil e no mundo

Mesmo depois de anos desde o seu surgimento, o WhatsApp segue sendo o queridinho entre os apps de mensageria no Brasil e no mundo. Segundo o Relatório Global Digital, o aplicativo tem a maior taxa de abertura em relação a outros aplicativos de mídia social. 

Ao todo, são 911 aberturas por mês, ou seja, um pouco mais de 30 vezes por dia.  Conforme o próprio WhatsApp, mais de 2 bilhões de usuários ativos em mais de 180 países usam o aplicativo para se comunicar. 

Outro dado interessante é que, atualmente, o Brasil é o segundo país com mais usuários conectados no mundo, ficando atrás apenas da Índia. De acordo com o relatório global mais recente, somos 169 milhões de brasileiros ativos no WhatsApp. 

A pesquisa também revela que 93,4% dos brasileiros entre 16 e 64 anos usam o WhatsApp mensalmente. Desse número, 34,3% dos  usuários consideram o aplicativo como sua rede social favorita, seguido pelo Instagram, com 32,6%.

Como usar o Whatsapp como um canal de marketing para os negócios? 

Como vimos até aqui, o WhatsApp é uma potência quando se fala em aplicativos de mensageria. Que tal utilizá-lo como um canal de marketing para o seu negócio? Confira as estratégias que separamos para você colocar em prática! 

Primeiramente, sugerimos que, para os negócios, utilize-se uma conta no WhatsApp Business. Agora que já criamos a conta, vamos usá-la  de maneira estratégica:

Deixe o seu perfil o mais completo possível

Parece banal, mas um perfil otimizado é capaz de trazer muitos resultados e colocar o seu negócio à frente dos concorrentes. Dentro do WhatsApp, temos uma ferramenta de pesquisa chamada WhatsApp Search. Nela, é possível pesquisar por empresas de acordo com o seguimento e a região do usuário. Sendo assim, um perfil bem completo tem maiores chances de aparecer nas opções de busca.

Use o WhatsApp como um canal de relacionamento com os seus clientes

Lembre-se de que, antes de comprar, as pessoas querem se relacionar com as marcas. Faça isso através de um atendimento personalizado e humanizado.

Utilize os canais 

Os canais de transmissão do WhatsApp são uma ótima ferramenta para se aproximar dos seus clientes. Através deles, você pode trazer novidades, esclarecer as principais dúvidas em relação ao seu produto/serviço, fornecer informações úteis, etc.

Use as tags para organizar os atendimentos 

Separe seus atendimentos por categoria e prioridade através das tags. 

Otimize as mensagens para um atendimento mais rápido

No WhatsApp Business, é possível automatizar mensagens. Você pode configurar mensagens de saudações, ausência, com as opções dos seus produtos/serviços, entre outras.

Catálogo

Use essa opção para criar um catálogo atrativo, com informações importantes sobre os seus produtos e serviços.

WhatsApp Pay como forma de recebimento/pagamento 

Esse recurso permite enviar e receber transferências. Basta que o usuário cadastre um cartão de débito, crédito ou pré-pago para fazer as transações.

Status

Você também pode usar os status do WhatsApp para apresentar novidades sobre os seus produtos e serviços, promoções, informações, etc.

Depois de aprendermos a usar o nosso perfil no WhatsApp estrategicamente, é hora de conferirmos algumas novidades que estão por vir agora, em 2024. 

Algumas possíveis atualizações para 2024:

  • Integração com outros aplicativos de mensageria;
  • Transcrição de mensagens de áudios;
  • Filtro de conversas pessoais e profissionais;
  • Figurinhas geradas por IA;
  • Compartilhamento de músicas durantes as chamadas de vídeos;
  • Mensagens antigas aparecendo para novos participantes em grupos.

Curiosidade bônus: Whats’up?

Você sabia que o nome do nosso app queridinho, WhatsApp, na verdade, é um trocadilho com a palavra What’s up, que em inglês significa “E aí?” 

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o WhatsApp, os seus recursos e as estratégias que podemos aplicar para aproveitar o máximo que essa ferramenta oferece. 

Nos vemos em uma próxima! 

Agência Digital Especialista Marketing B2B