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Tudo o que você precisa saber sobre o Threads

Mark Zuckerberg deu mais um passo no mundo das redes sociais: lançou o Threads em julho de 2023. O app foi desenvolvido pela equipe do Instagram e busca uma nova maneira de compartilhar conteúdo curto e por texto, além de conversas públicas.  

Muito parecido com o X (antigo Twitter), a rede social é concorrente direta da plataforma do Elon Musk. No ano passado, a empresa Meta lançou o aplicativo em mais de 100 países e 7 horas depois o número de usuários alcançava a marca de 10 milhões. Hoje, o Threads já é utilizado por 200 milhões de usuários no mundo, em comparação aos 550 milhões de contas ativas no X. 

Fonte: Exploding Topics

Como funciona o Threads?

A rede também possui suas regras conforme todas as outras plataformas gerenciadas pela Meta. O Threads permite posts de até 500 caracteres, além de conteúdos com fotos, gifs, links e vídeos de até 5 minutos. 

Para as imagens, as dimensões indicadas são de:

  • 1080×1080 pixels
  • 1080×1350 pixels
  • 1080×566 pixels

Para os vídeos, as dimensões indicadas são de:

  • 1920×1080 pixels

Também é possível compartilhar uma publicação do Threads em seu stories do Instagram, além da importação de contatos e dados, já que o app é conectado a essa rede. O acesso é gratuito e até agora não há uma versão paga como aconteceu com o X. 

Diferenças e semelhanças entre o Threads e o X:

Não há como dizer que o Threads foi uma invenção completamente original. Por isso, o app tem várias similaridades com seu concorrente principal, o X. Por exemplo: 

  • Ambas as redes focam no conteúdo curto;
  • Estrutura visual muito parecida;
  • As duas plataformas geram conversas entre usuários (que já eram chamadas de threads no antigo Twitter);
  • Ambas possuem perfis públicos e privados;
  • E outras inúmeras semelhanças.

Porém, ainda há algumas diferenças entre as duas redes. O Threads tem uma política de privacidade mais avançada, permitindo que o usuário escolha quem pode ver e responder seus conteúdos. Ao contrário do X, outras pessoas só podem ver suas publicações se forem suas seguidoras. Na plataforma do Elon Musk, outros usuários podem interagir com conteúdos de contas que ainda não seguem. 

Além disso, o número de caracteres e o tempo de vídeo permitidos no Threads é quase 2 vezes maior do que os números da versão gratuita do X. Outra diferença é no envio de mensagens diretas: o Threads ainda não possui esse recurso próprio e seu concorrente oferece essa funcionalidade de forma bem estruturada. 

Tempo que os usuários gastam no Threads

Apesar da estrondosa adesão inicial de usuários, as métricas do Threads têm caído em todo o mundo. De acordo com a Exploding topics, o tempo de usuários globais gasto no aplicativo foi de 21 minutos diários para apenas 3. 

Nos Estados Unidos, o Threads até chegou a ultrapassar o X em número de usuários diários agora em 2024, alcançando 28 milhões neste país. Porém, em conceitos gerais, os números ainda continuam pequenos em comparação ao X. 

Além disso, Zuckerberg relatou em 2024 que o Threads conta com 150 milhões de usuários ativos por mês. Mark também informa que a rede ainda vai evoluir e crescer em todos esses dados. De fato, o número de usuários subiu novamente desde fevereiro, trazendo novas possibilidades otimistas para o app. 

No Brasil, o lançamento do Threads alcançou 21% dos brasileiros lá em 2023. Contudo, apenas 8% ainda utilizavam o app um mês depois. De acordo com a Forbes, 24% dos usuários cadastrados acharam a plataforma muito parecida com o antigo Twitter, 29% não gostaram do funcionamento, 20% não querem ter outra rede social e outras diversas razões. 

As métricas brasileiras atuais sobre o Threads não foram mais divulgadas pela Meta. Porém, o impacto da rede social nos brasileiros é baixo, comprovado pela queda de usuários ainda no ano passado. 

Empresas e negócios

Atualmente, qualquer conta com perfil no Instagram pode criar um perfil no Threads. Contudo, ainda não é possível anunciar e impulsionar conteúdos nessa rede. Zuckerberg informou que a plataforma vai priorizar sua evolução antes de qualquer abertura para investimentos e propagandas. 

Hoje, uma marca pode participar do Threads focando na estratégia de conteúdo e relacionamento com o cliente. A rede também disponibiliza o uso de links que podem levar o seu leitor a uma página externa de vendas. Entretanto, o Threads ainda está em fase de aprimoramento e as principais formas de conteúdo neste momento são mais espontâneas e orgânicas. 

Algumas personalidades já fazem sucesso na rede e utilizam as conversas públicas para criar relacionamentos. A Anitta, por exemplo, já alcançou 5,6 milhões de seguidores. O jogador brasileiro Neymar possui a maior conta com 16,7 milhões de seguidores.

No mundo corporativo, algumas empresas já estão investindo na produção para essa rede. Elencamos 5 perfis que você pode acompanhar para buscar inspiração e analisar formatos de conteúdo, criatividade e estratégias. Veja:

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