Rede social twitter mudou de nome

Twitter mudou de nome: novidades da plataforma X

O Twitter é uma plataforma de mídia social que opera com mensagens breves de até 280 caracteres, chamadas de tweets. Os usuários podem compartilhar uma variedade de conteúdos, como opiniões pessoais, notícias, eventos e mais. 

A interação ocorre através de uma timeline com os tweets dos usuários que seguimos, além disso, os usuários podem expressar aprovação curtindo e engajar em conversas por meio de respostas. A plataforma também suporta o uso de hashtags para categorizar e descobrir tópicos específicos. O Twitter é amplamente utilizado para manter-se atualizado, participar de discussões, e promover conteúdo de forma rápida e concisa.

O que é o Twitter, atual plataforma X?

O Twitter é uma rede social que foi criada no ano de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. A proposta era a de criar algo como mensagens de texto, porém, publicadas de forma pública na internet.

O principal objetivo do Twitter é o compartilhamento de conteúdo e a criação de comunidades. Isso é feito, na maior parte do tempo, por meio de frases, mas também existe a possibilidade de compartilhar fotos ou vídeos.

Hoje em dia, a plataforma é muito usada por pessoas que desejam se manter atualizadas sobre acontecimentos do mundo. Isso porque a timeline tem um formato bem dinâmico. 

Dessa forma, se tornou comum compartilhar coisas que estão acontecendo em tempo real, como notícias ou coberturas em geral.

Big Numbers do Twitter

No mundo:

  • 564 milhões de usuários ativos mensais.
  • 7% da população mundial usa o Twitter.
  • 1.500 empregados no mundo inteiro. Eram 7.500 antes da aquisição por Elon Musk.
  • Os usuários passam, em média, 4h43 por mês no Twitter.
  • 82,5% dos usuários do Twitter também usam o Facebook. Em contraste, apenas 47,1% dos usuários do Facebook também usam o Twitter.
  • 61,6% dos usuários do Twitter são homens, contra 34,8% de mulheres.

No Brasil:

  • 19 milhões de usuários.
  • Chegou no Brasil em janeiro de 2008.
  • 4º país com maior audiência na rede em 2021.
  • 67% dos negócios B2B mundiais utilizam o Twitter como parte da estratégia de Marketing Digital.
  • 10,8% de alcance da publicidade no Twitter Brasil, comparado com a população acima de 13 anos.
  • 80% dos usuários acessam através de dispositivos móveis.
  • 42% dos usuários acessam a rede diariamente.
  • 61% dos usuários brasileiros acessam pelo menos uma vez por dia.
  • 57% utilizam a rede social há mais de 3 anos.
  • 44% dos usuários aumentaram seu uso devido à pandemia.
  • 66% dos usuários são homens.
  • 38% têm entre 18 e 29 anos e 26% entre 30 e 49 anos.
  • 74% dos usuários brasileiros seguem o perfil de alguma marca ou empresa.
  • 68% seguem algum influenciador digital.
  • 44% afirmam já ter comprado um produto ou contratado um serviço por indicação no Twitter.

Dados coletados no portal The Information.

Quais são as novidades do Twitter – X para 2024? 

Em 2024, o X, assim como todos nós, tem metas que pretende alcançar. Uma delas está ligada em tornar a plataforma um espaço onde “tudo” pode ser feito. 

Algumas dessas metas são: 

  • Potencializar ainda mais a experiência do usuário com publicidade por meio da inteligência artificial.
  • Lançar recurso de pagamentos, para abrir novas possibilidades entre usuários e comerciantes da plataforma.
  • Continuar investindo em criadores de conteúdo e recursos de vídeo. A tendência é que os usuários utilizem menos textos e mais recursos audiovisuais no app.
  • Começar a criar conteúdos originais, trazendo “talentos” para a plataforma. O X não detalhou o que essa medida significa, mas pode ser que siga a linha de outras redes sociais, como o TikTok. Ou seja: estimular a formação de criadores de conteúdo para promover a plataforma e engajar usuários.

Curiosidades sobre o Twitter

Uma história legal é sobre o primeiro tuíte feito na plataforma. A primeira publicação no Twitter foi feita pelo idealizador Jack Dorsey. Postado no dia 21 de março de 2006, o tuíte traz a mensagem “apenas configurando meu twttr” (“just setting up my twttr” no texto original, em inglês). A publicação ainda pode ser acessada aqui.

Apesar do conteúdo, o tuíte foi vendido em março de 2021 por quase US$ 3 milhões (mais especificamente US$ 2.915.835,47, o equivalente a R$ 14,5 milhões, pela cotação atual). 

O post foi leiloado como NFT, token criptográfico normalmente usado para comercialização de itens digitais únicos, como arte. 

O post foi posto a leilão em 5 de março de 2021, na plataforma Valuables by Cent, especializada em vender tuítes “autografados por seus criadores originais”. O comprador foi Sina Estavi, CEO da empresa de blockchain Bridge Oracle.

Procurando por uma agência de performance? Conheça a Global AD

Sabemos que escolher parceiros não é fácil, ainda mais quando o assunto é a agência de performance. A Global AD, agência pioneira no mercado de performance digital B2B, atua há 15 anos com grandes marcas. Geramos resultados reais por meio de estratégias de comunicação digital de alta performance.

Ao longo da nossa história, evoluímos para proporcionar uma oferta ampla, combinando o nosso DNA de performance com estudos de tendência de mercado, planejamento estratégico de comunicação e soluções criativas. Dessa forma, conectamos dados, tecnologia e criatividade ao mindset de performance. 

Leia também:

O formato de trabalho também mudou, sendo desenvolvido e aprimorado para o máximo direcionamento na busca pelos melhores resultados a partir da gestão estratégica e operacional das diversas disciplinas de marketing digital, como:

  • Mídia (Paid Search Compra Programática, Display, Vídeo, Remarketing, Afiliados e Comparadores de Preços).

Nós da Global AD somos uma agência que atua de forma parceira e consultiva, especialista em mídia de performance e geração de vendas por meio das plataformas digitais. 

Agende uma conversa com a Global AD – Agência de Performance para marcas B2B. Entre em contato e descubra como podemos potencializar os resultados do seu negócio e crescer juntos!

Agência Digital Especialista Marketing B2B