Por que Vídeos se Tornam Virais?

[ted id=1371 lang=pt-br]

Um vídeo se torna viral por três motivos: formadores de opinião, comunidades que participam e imprevisibilidade. Essa é a opinião do gerente de cultura e tendências do Youtube, Kevin Allocca. Ele explica, acompanhado de diversos exemplos, que essas são características de um novo tipo de mídia e um novo tipo de cultura, a que qualquer um tem acesso e a audiência define a popularidade.

Formadores de opinião apresentam coisas novas e interessantes e as trazem para uma audiência maior. A partir da influência deles, uma comunidade de pessoas é formada, que compartilha determinado vídeo, começa a falar sobre ele e até mesmo criar seu próprio material relacionado a ele.

Ao contrário do entretenimento de via única do século XX, essa participação da comunidade é como nos tornamos parte do fenômeno, espalhando-o ou fazendo algo novo com ele. “Porque não apenas apreciamos agora, participamos”, afirma Allocca.

Para ele, em um mundo onde tamanha quantidade de vídeos é postada a cada minuto, apenas aquele que é verdadeiramente único e inesperado pode se destacar.

 

Agência Digital Especialista Marketing B2B