Lançado em 2021, o Shorts foi uma funcionalidade incorporada ao YouTube e dedicada a vídeos curtos de até 60 segundos. Os conteúdos são parecidos com os reels do Instagram do TikTok e já fazem grande sucesso.
Na época, essa função foi desenvolvida para ser mais orgânica e de fácil criação, diretamente nos celulares. Até então, os formatos de vídeo da plataforma eram horizontais, inspirados pelos conteúdos de cinema. Agora com o Shorts, reels verticais também fazem parte do YouTube.
Como funciona o YouTube Shorts?
O funcionamento do Shorts segue as tendências aprovadas por usuários de outras plataformas. Assim como no Instagram, você pode acessar a aba específica para esse formato e assistir produções de infinitos criadores, além de curtir, comentar e compartilhar.
O próprio YouTube publicou um vídeo de como criar com essa funcionalidade. Você pode adicionar textos, controlar a velocidade da filmagem, editar vídeos, trilhas e mais. Além disso, seu conteúdo no Shorts também pode ser acessado pelo imenso número de usuários do YouTube: mais de 2 bilhões no mundo inteiro e mais de 50 bilhões de visualizações diárias.
Quanto ao formato, o YouTube Shorts publica somente conteúdos em vídeo, na proporção 9:16. A resolução recomendada é de 1920 pixels por 1080 pixels (1080p).
Práticas recomendadas para a criação de conteúdo no Shorts
Em conteúdos rápidos e orgânicos como esse, é necessário atenção na hora de criar seu vídeo curto no YouTube. Elencamos práticas recomendadas para te ajudar na criação:
1 – Chame atenção nos primeiros segundos
Use uma linguagem direta e envolvente. Os usuários do Shorts consomem conteúdo rapidamente e os primeiros segundos são fundamentais para reter sua audiência.
2 – Crie um conteúdo relevante para seu público e sua marca (pessoal ou profissional)
Nada chama mais atenção do que um conteúdo interessante para seu público. Entenda quem ele é e trabalhe com essa informação para conversar diretamente com essas pessoas.
3 – Explore sua originalidade
A plataforma foi desenvolvida justamente para a criação espontânea. Então utilize o Shorts para criar vídeos com personalidade e autenticidade.
4 – Busque inspiração em comunidades
Para entender bem como funciona o Shorts, nada melhor do que fazer parte dele ativamente. O próprio YouTube indica a participação em comunidades para buscar inspiração, trends e mais.
Novas funcionalidades no YouTube Shorts
Uma das principais características do Shorts do YouTube é a sua constante evolução. Para se manter atualizado, a plataforma continua adicionando novas funcionalidades. Veja abaixo as novidades que serão ativadas em breve:
- Layout automático
Você poderá utilizar o layout automático do Shorts para rastrear rapidamente o assunto principal do seu conteúdo conforme você cria. Na prática, isso significa que a plataforma editará o zoom e o corte do seu vídeo de forma automática, além de garantir que tenha uma aparência legal.
- Narração de texto
Você poderá escolher entre 4 vozes para narrar o texto que você adicionou em seu vídeo. O objetivo é entregar uma experiência ainda mais completa para criadores e consumidores.
- Adesivo “Adicione o seu”
Muito parecido com uma ferramenta do Instagram, o adesivo “Adicione o seu” é uma funcionalidade de reação em cadeia: você posta um adesivo e outras pessoas podem utilizá-lo também. Exemplo: poste uma foto com seu pet!
- Novos efeitos do Minecraft
O Shorts vai lançar dois novos efeitos em comemoração ao 15º aniversário do Minecraft. O Spring coloca você dentro do mundo do Minecraft e o Rush é um novo minijogo inserido na própria plataforma.
- Legendas geradas automaticamente
Logo você também poderá adicionar legendas automáticas aos seus vídeos. O objetivo é facilitar a criação de Shorts divertidos e envolventes. Você também poderá editar fontes, cores e mais.
- Remix de um Remix
Hoje você já pode utilizar uma tendência de outros usuários para criar o seu vídeo com a mesma trilha, por exemplo. Mas a novidade é que você também poderá adicionar o seu toque ao conteúdo, remixando o remix.
Mantenha-se atualizado sobre a plataforma
Para se manter atualizado no Shorts, você precisa acompanhar as tendências da rede. Todo ano, o YouTube publica um relatório com os principais trends de sua plataforma. Veja o Culture & Trends Report de 2024 e fique por dentro das últimas novidades.
Confira outros conteúdos no blog da Global AD
- Tendências do YouTube: conheça as novidades de 2024
- Guia atualizado: formatos para redes sociais em 2024
- Whee: O novo concorrente do Instagram da ByteDance
- Inbound Marketing: guia completo com tudo o que você precisa saber