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Marketing B2B: o campo de batalha onde a estratégia triunfa

“Marketing B2B não gera lead”, disse um empresário do tempo asteca. E essa não é uma frase dita há séculos atrás. Na verdade, foi pronunciada por um profissional atual, mas que ainda vive no passado. 

A competitividade do mercado pode até parecer uma batalha injusta no Coliseu, mas não é! O que você realmente precisa é das ferramentas certas para entrar em campo como uma marca gladiadora. No marketing B2B, há uma série de estratégias que você pode usar para ser a campeã master (e você encontra elas nesse texto de blog). Venha conferir!

Marketing B2B ou B2C? Dois caminhos, duas estratégias na arena! 

Não confunda as batalhas: é impossível vencer usando as armas de outra pessoa. Na arena B2B, não há como enfrentar a concorrência pensando com estratégias convencionais do B2C. É preciso se adaptar ao cenário, já dizia Darwin.

B2B significa “business to business” (empresas que vendem para outras empresas). Na prática, o público que te acompanha não é o consumidor final (business to consumer – B2C), mas uma outra companhia que precisa de seu produto ou serviço para construir um império. 

Por isso, o primeiro passo é entender que o jogo aqui é outro! Para dar aquele pontapé inicial, vem conferir as principais diferenças entre marketing B2B e B2C:

  • Ciclo de vendas

A vitória não vem por knockout de 30 segundos. A decisão de compra é mais longa, exige estratégia e paciência em cada etapa.

  • Escolha racional

O combate não é por impulso! Vence quem entrega ROI, eficiência e impacto real.

  • Maior número de decisores

10 contra 1: geralmente, mais de uma pessoa influencia a decisão de compra. 

  • Ticket médio mais alto

É confronto de gigantes! Compras B2B costumam representar investimentos mais robustos. 

  • Relacionamento duradouro

Mais do que vender uma vez, o objetivo é fidelizar. O prêmio no B2B é conquistar longas alianças.

O veterano master do mercado B2B coloca tudo isso em uma frase só:

“Não vendemos promessas vagas. Vendemos clareza, foco e um compromisso com a resolução de problemas reais”

Vinícius Ghise – CEO da Global AD

Aumente suas chances: use estratégias B2B adequadas para a batalha

Não adianta encher o Instagram com fotos. No mercado B2B, as táticas devem acompanhar toda a jornada do cliente. Veja algumas das ferramentas para alcançar o pódio:

  • Marketing B2B de conteúdo

Textos, vídeos e materiais que educam o cliente e posicionam a marca. Estratégia que prepara o terreno e conquista o “joinha” do público. 

  • SEO (Search Engine Optimization)

A tática que constrói o amanhã! É o trabalho que coloca as páginas do seu site ou blog no início das buscas do Google: quem te procura precisa te encontrar. 

  • Mídia paga com foco nichado

Nada de mirar no escuro! Os anúncios pagos no B2B devem atingir o público-alvo na mira. Cada clique é uma chance real de conquista.

  • Marketing de influência

Alianças com os senhores do povo. Quem conta com o apoio de influencers ganha confiança na arena. Uma voz respeitada sempre tem grandes ouvintes! 

  • Automação de marketing e nutrição de leads

Estratégia de longo prazo, digna dos grandes generais. É utilizada para conversar com o público na hora certa e preparar para a hora da decisão de compra. 

  • E-mail marketing segmentado

Mensagem só para os mais chegados! É uma correspondência entre aliados para comunicar algo que eles realmente querem ouvir. 

  • CMA (Conteúdo de Meio de Funil)

A hora de separar os curiosos dos interessados! O conteúdo deve aprofundar e qualificar. Um verdadeiro campo de treinamento para transformar interesse em intenção.

  • Webinars e eventos online

As assembleias do novo império são utilizadas para trocar ideias ao vivo e firmar alianças. Quem apareceu tem grandes chances de fechar parceria. 

  • Parcerias estratégicas e co-marketing

A união de dois exércitos para conquistar um objetivo em comum. Marcas se unem para criar resultados ainda melhores. 

  • Ativações de marca em eventos 

Sair da arena e conquistar o mundo real! Uma chance de marcar território, gerar conexão real e ser lembrado. 

Benefícios do marketing B2B: os dados comprovam!

Qual é o prêmio final? Uma série de benefícios para as empresas que se preparam de verdade para o B2B, como:

  • Clientes que voltam a negociar com você;
  • Novas parcerias;
  • Fortalecimento da autoridade da marca;
  • Alinhamento entre marketing e vendas;
  • Redução de custo na aquisição de clientes;
  • Maior previsibilidade de resultados;
  • Aumento do ROI (retorno de investimento);
  • E muito mais.

Os dados falam tudo: 83% do conteúdo B2B é voltado para gerar reconhecimento e interesse pela marca. Todo esse esforço traz resultados: 83% dos profissionais de marketing afirmam ter alcançado suas metas de awareness, enquanto 77% conseguiram construir confiança e credibilidade com suas audiências 1.  

Aqui no mundo business o poder do e-mail marketing segue forte! 50% dos profissionais ainda veem a ferramenta como uma das mais eficazes no retorno de investimento (ROI). Contudo, outros canais também têm evoluído com esse público: 84% dos compradores B2B utilizam as redes sociais como fonte de informação antes da compra. 

No campo B2B, o LinkedIn reina como principal plataforma: quatro em cada cinco leads originados de redes sociais vêm de lá. Além disso, 65% das organizações já conquistaram clientes por meio de anúncios no Linkedin 1

A escolha racional também é traduzida no número de pessoas que participam da decisão de compra. De acordo com a WBR Research, uma média de 7 profissionais estão envolvidos no processo. Mais do que isso, o comprador do B2B também realiza em média 12 buscas online antes de visitar um site e fechar negócio 1

Essa longa jornada demora para entregar resultados, mas eles acontecem. Os mecanismos de busca entregam uma taxa média de fechamento de 14,6% (muito superior à dos métodos tradicionais, que ficam em apenas 1,7% 2. E quanto mais personalizada for a experiência, melhor: 80% dos compradores afirmam que são mais propensos a comprar de empresas que oferecem interações personalizadas.

Escolha seus aliados: conte com os serviços de uma agência de marketing B2B

Ter ao seu lado uma agência que entende as regras do jogo é o principal triunfo que você pode escolher! Trabalhar com mentes especializadas no B2B é como contar com generais experientes e prontos para agir com precisão.

Você pode esperar uma estratégia completa e personalizada para vender entre empresas. Entre os serviços estão: 

  • Diagnóstico e planejamento estratégico

A primeira etapa é mapear o terreno. A agência analisa o mercado, o posicionamento da marca e as oportunidades reais antes de desenhar o plano de ação.

  • Criação de conteúdo segmentado

No B2B, o conteúdo precisa ser certeiro como uma flecha. O objetivo é falar com autoridade para gerar leads e qualificá-los.

  • Gestão de mídia e automação

Investimentos bem direcionados e jornadas automatizadas garantem que seus leads sejam guiados com inteligência até o momento da compra. 

  • Monitoramento e performance

Na arena B2B, medir resultados não é opcional. É preciso acompanhar, ajustar e otimizar os processos o tempo todo! Não é uma batalha rápida, disso você pode ter certeza.

  • SAC e monitoramento de presença digital

No império online, o cuidado com o cliente nas redes é a base da estratégia. Neste cenário, a agência de marketing B2B atua para construir sua imagem e responder aos interessados. 

Conte com uma agência digital B2B que entende do assunto!

Quem domina o B2B sabe bem: o longo ciclo de vendas exige paciência, método e conhecimento profundo do processo de decisão. É aí que trabalhar com uma equipe especializada faz toda a diferença! Se você busca exatamente isso, está na hora de escolher sua campeã!

Conheça os cases de sucesso da Global AD no mercado e veja como ajudamos empresas a vencer batalhas importantes. 

Artigo escrito por Lucas Gritti, nosso Redator que ama unir humor à escrita.