Cerca de 543 milhões de usuários em todo o mundo (mais da metade da audiência global da rede social) acessam o Facebook via plataformas mobile. Confira algumas dicas para ter em mente quando for publicar algo em seu perfil pessoal ou corporativo.
Abuse das imagens: fotos, ilustrações e imagens estão entre os conteúdos mais atraentes para compartilhamento na rede social. Elas ajudam a contar a história da sua marca, e devem ser pensadas na continuidade, como uma campanha. Na plataforma mobile, elas proporcionam leitura e entendimento rápido da mensagem, e se destacar em relação às demais atualizações.
Publique em 160 caracteres ou menos: (lembra do Twitter?) Pense que o leitor está caminhando ou dirigindo (cuidado) em deslocamento ou na fila do mercado, e vai dar uma olhadinha no smartphone. Menos é mais. Inicie a conversa e inclua um link logo após o título, depois desenvolva o assunto com mais uma ou duas linhas.
Faça perguntas: Inclua sempre uma pergunta no início ou no final da sua publicação no Facebook e convide seu público a participar da conversa enquanto estão em movimento. Como dito acima, mais curto é sempre melhor.
Call to Action: Assim como nas ações pensadas para a plataforma desktop, o CTA – Call to Action ou “chamada a uma ação”, funciona bem. Ou seja, direcione a ação do leitor convidando-o a interagir por meio de links do tipo “leia na íntegra ou assista o vídeo”, entre outras possibilidades disponíveis no Facebook. Use este recurso com moderação e não esqueça: textos curtos.
Faça testes com vídeos: Compartilhe vídeos do YouTube ou Facebook e engaje sua audiência de uma forma diferenciada. Eis aqui uma boa oportunidade para incorporar outros serviços de vídeo à sua página no Facebook, como Viddy ou Socialcam. No Brasil os planos de telefonia com um bom pacote de dados (ou ilimitados) são menos comuns que nos EUA, então é importante medir o retorno destes conteúdos.
Piadas funcionam? Conheça bem o seu público e você vai conquistá-lo. Use a criatividade, mas tenha cuidado com as “piadas internas”, isso pode inibir a entrada de novos seguidores na conversa. A verdade é que todo mundo gosta de rir um pouco no final do dia, certo?
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Com informações do All Facebook.