Uma das maiores vantagens da internet como canal de vendas, fortalecimento de marca e relacionamento com os consumidores é que praticamente tudo o que acontece na rede pode ser armazenado e medido. Em posse de todos esses dados, é possível promover melhorias contínuas, que contribuem para o crescimento do negócio não só no meio online, mas como um todo. Mas estamos usando os dados a nosso favor? Como usar a inteligência e análise de dados como diferencial e a serviço da tomada de decisão nos negócios?
Web Analytics: Dados e mais dados
Em função do crescimento, evolução e completa transformação da internet nos últimos anos, as fontes de dados se multiplicaram, e o custo do armazenamento dos dados caiu muito. Sendo assim, o site da empresa não representa mais a presença online – nem é o único lugar de onde devemos adquirir dados. A alta acessibilidade de registro de dados em larga escala permite que se obtenham dados de todo o lugar: acessos e navegação em sites, aplicativos, redes sociais, dados de terceiros, dados de origem, geolocalização e muito mais.
Se em 2005 a fonte de dados para medir sua presença online era o Google Analytics, hoje precisamos estar atentos às mais diversas ferramentas que estão disponíveis e são lançadas o tempo todo. Com isso, a oportunidade de olhar para estes dados e criar valor a partir do cruzamento, análise e entendimento dos mesmos, transformando-os em informação.
Consultoria em Web Analytics
O monitoramento e análise de todos esses dados que podemos coletar são fatores essenciais para otimizar a estratégia de marketing nos canais digitais. O trabalho de Web Analytics permite entender as oportunidades que o cenário digital oferece.
Devido ao nosso histórico como agência especialista em performance, na Global AD planejamos o monitoramento de acordo com a estratégia de cada cliente e selecionamos informações fundamentais para a geração de conhecimento sobre o negócio. Com os dados captados, trabalhamos com análises que permitem a tomada de decisões assertivas que otimizam os resultados das estratégias de marketing online.
Consultoria Web Analytics da Global AD
1. Análise do negócio e estratégias
O primeiro passo é compreender o negócio e suas estratégias, para determinar as metas e objetivos para cada área do negócio e criar soluções customizadas. Entendemos as necessidades e o ambiente de métricas para definir o que de fato importa ser medido.
2. Diagnóstico de métricas
Fazemos uma análise de como está o atual ambiente de métricas do site. A partir disso, alinhamos aos objetivos traçados para definir o que pode ser aprimorado e sugerir novas visões.
3) Planejamento de monitoramento de dados
Ao entender o cenário de cada negócio, determinamos os indicadores de performance, para planejar de que forma os dados serão coletados nas diversas ferramentas e estabelecer os modelos de relatórios para exibição e análise dos dados.
4) Condução da implementação técnica
Para garantir a fidelidade e precisão dos dados, determinamos configurações avançadas nas ferramentas de métricas, transpomos a estratégia para o ambiente técnico e realizamos testes e validações.
5) Relatórios analíticos de performance
De forma a melhor traduzir os números em informações, produzimos relatórios analíticos, com avaliação da performance dos canais, compreensão do comportamento dos públicos e insights para melhoria contínua.
6) Gestão de melhorias
A partir da apresentação dos relatórios, é conduzido um debate de soluções para determinar que mudanças podem ser implementadas para se obter melhorias constantes no negócio. Desde adaptações de interface a realização de Testes A/B e Multivariáveis e Benchmarking, propomos e acompanhamos a mudança para o crescimento dos negócios.
Publicado no Blog do Vinícius Ghise