Produzir conteúdo notável e relevante para um público delimitado e divulgá-lo na web é uma receita que dá certo para empresas que buscam um bom posicionamento digital e uma gestão de marca eficiente. Porém, o sucesso com a produção de conteúdo está diretamente ligado à capacidade estratégica das empresas que optam pelo marketing de conteúdo.
Além de saberem planejar como vão se comunicar com seus públicos, essas marcas precisam ter objetivos claros, conhecer e definir os tipos de conteúdo mais adequados aos seus objetivos, acertar nos canais de divulgação, na frequência de postagens, e claro, na linguagem adotada para se comunicarem com seus públicos.
Se você também tem pela frente o desafio de produzir conteúdo que gere bons resultados para sua empresa, confira abaixo algumas dicas infalíveis de como planejar sua comunicação!
Tenha objetivos claros
O primeiro passo para ter resultados com a produção de conteúdo é definir objetivos claros. Além de te guiarem na hora de mensurar seus resultados, esses objetivos te ajudarão na escolha dos formatos ideais para seu público, bem como nos temas e pautas a serem desenvolvidas e, claro, na escolha dos canais de divulgação para o conteúdo.
Assim, antes de começar a produzir, faça uma lista com seus principais objetivos. Eles podem incluir, por exemplo, ganho de visibilidade na rede e fortalecimento da marca, atração orgânica para o site e blog da sua empresa, conquista de novos leads — que são todos os que entraram voluntariamente para sua base de contatos ao lhe fornecerem dados como nome e e-mail —, dentre outros. Para empresas que já têm uma presença digital relevante, com um bom volume de visitantes e seguidores em seus canais digitais, a conversão de leads em clientes, a fidelização dos mesmos e o aumento do ticket médio de sua base são também objetivos interessantes.
Lembre-se também que esses objetivos devem ser alcançáveis! Nada de traçar como meta o primeiro lugar do ranking do Google se você acabou de colocar o site da sua empresa no ar, ok?
Escolha os tipos de conteúdo ideais
Além dos diversos formatos possíveis para seus conteúdos — como vídeos, textos, infográficos, etc —, seu planejamento deve considerar os tipos de conteúdo mais adequados para o público da sua empresa e também para os canais em que você irá divulgá-los.
Assim, se o seu objetivo for ganhar visibilidade e gerar tráfego orgânico para seu site, aposte nos blog posts com temas relevantes para seu público — como é o caso deste post! — e aproveite-os para aplicar técnicas de SEO — do inglês, Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, em tradução livre — e melhorar seu posicionamento nos motores de busca. Você também pode potencializar esse material criando chamadas para a ação para redes sociais como o Facebook, por exemplo. Lembre-se também de aliar ao conteúdo imagens atraentes e que expressem, de alguma forma, a identidade da sua marca.
Conteúdos ricos como e-books e whitepapers, por exemplo, são ótimas opções se os seus objetivos incluem a geração de leads. Por estar entregando um material ainda mais aprofundado e valioso para seu público, você poderá solicitar, em troca do download do mesmo, alguns dados do leitor, como nome e e-mail.
Defina a linguagem
A linguagem utilizada em seus conteúdos deve ser compatível tanto com seu público-alvo quanto com sua marca. Ela expressa, direta e indiretamente, a personalidade de sua empresa e, acredite, quando bem alinhada ao público, tem o poder de cativá-lo e encantá-lo.
Assim, se o seu público for predominantemente jovem, pode não ser interessante usar uma linguagem formal e repleta de termos técnicos: ainda que você queira que seus leitores associem sua marca aos conceitos de profissionalismo e credibilidade, o uso de termos técnicos pode acabar afastando o público, o que certamente não é seu objetivo. Procure se comunicar com clareza e aposte em exemplos que sejam parte do cotidiano do seu público. Além de humanizar a relação com seus consumidores, você conquistará sua confiança e fará com que eles se identifiquem cada vez mais com sua marca.
Acerte na frequência de posts
Outro desafio na hora de planejar como vai se comunicar com o público é definir a frequência ideal para suas postagens. Além de considerar a dinâmica de cada canal — blog, redes sociais, e-mail, dentre outros —, você também precisará investir algum tempo para entender como seu público consome conteúdo e qual é o intervalo entre os posts ideal para ele.
Para redes sociais como o Twitter e Instagram, por exemplo, você precisará considerar que, para ter um bom alcance, precisará postar mais que uma vez ao dia — afinal, a timeline dos seus contatos certamente muda a cada segundo graças ao volume de conteúdo que circula nessas redes. Assim, crie mais de uma chamada para a ação para um mesmo conteúdo e programe diversas postagens ao dia. O uso de imagens diferentes em cada chamada é outra forma de melhorar a atratividade dos seus posts.
Ter uma constância nas postagens do seu blog também é um fator importante. Ainda que você poste apenas uma vez por semana, procure fazê-lo continuamente — afinal, os resultados em marketing de conteúdo acontecem a médio e longo prazo, e estão diretamente ligados a essa frequência.
E você, está pronto para começar a planejar sua produção de conteúdo? Ficou alguma dúvida? Pergunte pra gente nos comentários e participe da conversa!