Google Analytics e ROI: Análise de performance digital

Saber como o público está interagindo com os canais da sua empresa na web é fundamental para qualquer negócio. Afinal, eles são um ótimo “termômetro” para identificar problemas, detectar melhorias e oportunidades de crescimento. Mas para isso acontecer você precisa medir, monitorar e analisar. Nesse processo, existem duas peças fundamentais: o Google Analytics e a análise de ROI. Vejamos como ambos podem ajudar você!

Google Analytics: A ferramenta

Atualmente, o Google Analytics é um dos sistemas mais importantes para fazer rastreamento de visitas em websites. Essa ferramenta em versão gratuita permite verificar dados sobre o comportamento dos usuários quando acessam o canal online de uma empresa, assim como a quantidade de visitas por dia e quais as palavras-chaves os consumidores relacionam a ele.

Com esses dados em mão, se torna fácil entender como um potencial cliente utiliza seus canais e, assim modificar e otimizar o site de acordo com o que o consumidor busca na web.

A vantagem da utilização de ferramentas como o Google Analytics está na possibilidade de se obter dados dos canais online da sua empresa, auxiliando na compreensão de como está sendo a interação dos usuários com eles e na identificação de oportunidades e ameaças para o empreendimento.

Nessa etapa, assim como em todo processo, é fundamental a presença de um especialista (profissional ou agência) para interpretar os dados e gerar conclusões relevantes para o seu negócio. Análises equivocadas, que não tenham relação com o objetivo da empresa, podem colocar seus objetivos em risco.

ROI: A métrica de análise

A metodologia de mensuração do ROI, utilizada principalmente por profissionais de marketing e analytics, permite a análise do Retorno sobre o Investimento, em inglês “Return On Investment”, de onde vem a sigla ROI.

Com ele, a empresa pode mensurar se os projetos compensaram os esforços investidos e como eles influenciaram os negócios da marca. Sua interpretação, quando bem feita (aqui novamente é importante salientar a presença de um profissional de analytics), permite atingir diferentes objetivos e entender o comportamento do usuário no site.

O termo ROI não se aplica apenas à publicidade online. Ele abrange qualquer setor em que se queira saber qual é a relação entre o lucro obtido e seu investimento. No universo online, esse termo relaciona o custo de uma campanha com o lucro gerado por conversões em vendas ou leads.

As análises de ROI não devem ser baseadas apenas nos números que o sistema oferece, mas em indicadores do comportamento dos usuários online. Assim será possível atingir os objetivos da empresa, sejam eles realizar vendas na web ou aumentar o relacionamento com o consumidor.

Google Analytics + ROI = Performance

O principal objetivo do Google Analytics é fornecer informações estatísticas. Esse sistema só gera resultado quando os dados são analisados e uma estratégia é formulada através deles.

Agregando a essas informações a análise de ROI, é possível produzir uma campanha que seja condizente com o que as pessoas procuram em um site e, desta forma, gerar conteúdo e retorno positivos para sua empresa.

Como o Google Analytics é a ferramenta e o ROI a metodologia, esse é o caminho para criar processos de otimização com foco em performance. O Google Analytics entrega dados aos analistas e profissionais de marketing, que desta forma podem analisar o ROI de suas campanhas e investimentos online.

Os dois proporcionam a compreensão do resultado das estratégias de negócio, dando, além de relatórios, insumos para a tomada de decisões e definições de estratégias futuras.

Leia também:
Conheça os diferenciais de uma Agência de Performance
Marketing de Performance: Entenda os diferenciais e como aplicar

Agência Digital Especialista Marketing B2B