Para ter os melhores resultados com o seu investimento em Marketing Digital é importante acompanhar o desenvolvimento da estratégia, quais os retornos para o negócio e quais os custos reais do investimento. Em algumas empresas ainda é difícil aumentar o budget do marketing digital, simplesmente porque os números não são apresentados com clareza — e na maioria das vezes, são os números que importam. A solução para isso é simples: métricas.
Métricas fornecem uma visão geral da sua estratégia e dos resultados reais que sua empresa está tendo. Vamos ver algumas métricas de marketing digital importantes para o seu investimento?
Leads gerados
Gerar leads é um objetivo visto constantemente em estratégias de marketing digital. Leads qualificadas são excelentes para qualquer negócio, mas somente gerá-las não é o suficiente para saber se a sua estratégia está indo bem. Metrificar a geração de leads é uma forma de alinhar o retorno obtido com o seu objetivo e saber se as projeções estão corretas. Sem contar que, para o seu time de vendas, o que importa são as leads que o seu negócio gera. Essa é uma oportunidade de trazer o gestor da área comercial para o seu lado e mostrar que leads são a alma do negócio.
Custo por aquisição de clientes (CAC)
O CAC é simples: ele é o custo dos esforços de marketing e vendas para a aquisição de novos clientes. O CAC é dado pela divisão do número de clientes adquiridos pelo custo, em um dado tempo. Por exemplo, se o seu custo com marketing em vendas em um mês é de R$ 3.000,00 e você tem 20 novos clientes em um dado mês, o seu CAC é de R$ 150,00 por cliente. Para calcular o CAC de forma adequada, é importante contabilizar todos os gastos do marketing e vendas, inclusive comissões, horas extras e bônus.
Tempo de ROI
O ROI (retorno sobre o investimento) é uma métrica importante. Em quanto tempo vou recuperar o meu investimento? Aqui, tratamos o ROI diretamente com o CAC. Ou seja, aqui o retorno sobre o investimento consiste diretamente em quanto tempo vamos recuperar o valor investido para a aquisição de um novo cliente. Para esse cálculo é importante considerar qual o ticket médio do seu produto e serviço, e quanto tempo o seu cliente permanece ativo. Um cliente com consumo mensal (um serviço de pagamento mensal por exemplo) é ideal que ele fique pelo menos 12 meses ativo no seu negócio. Durante esse tempo, você recupera o seu investimento e torna o cliente “rentável” novamente.
Lifetime value
O lifetime value, ou o valor do tempo de vida, é uma métrica que mostra qual é o valor atual de um cliente comparado com o valor gasto para trazê-lo até o seu negócio. A maior vantagem de conhecer bem o valor do tempo de vida do seu cliente é criar estratégias que procuram gerar satisfação a longo prazo. Se o valor atual é mais baixo do que o inicial, você está tendo excelentes resultados com a sua estratégia atual, se não, é hora de fazer alguns ajustes para melhorar os custos.
Taxa de conversão (em vendas)
Quando o seu negócio gera leads é importante entender quantos leads estão se tornando clientes de fato. Para isso, é importante medir a taxa de conversão das suas negociações e esforços de marketing. O número aqui é muito simples: das leads que o meu negócio gerou, quantas adquiriram o meu produto? Aqui você tem insights que podem ajudar a direcionar o seu investimento para os canais certos e melhorar os processos do seu time de marketing e vendas.
Acompanhar os resultados é a ferramenta mais valiosa da sua estratégia de marketing digital. Além disso, é a forma mais eficiente de apresentar a performance do investimento para o seu time e os seus gestores.
Tem dúvidas sobre como melhorar a sua estratégia de marketing digital? Entre em contato conosco! Aproveite para deixar suas dúvidas e comentários abaixo, curtir e compartilhar nas redes sociais. Até a próxima!
Quer saber mais?
Clique no banner e baixe nosso ebook sobre Decisões Baseadas em Dados, com exclusivo checklist prático.