O que falta para que seu perfil no Linkedin esteja à altura das oportunidades disponíveis na rede? Em outubro a rede social atingiu 10 milhões de usuários no Brasil e, cada vez mais, as empresas de recrutamento e seleção a usam como ferramenta de busca para contratação de novos profissionais. Observe nossas dicas e melhore (ou crie) um perfil profissional e competitivo, de acordo com a sua área de atuação.
# 1 Nome – Use o primeiro e último nome (ou o primeiro nome e seu sobrenome mais conhecido). O importante aqui é ser objetivo e profissional. Evite apelidos, a menos que o segmento de mercado no qual você trabalha seja compatível com esta postura. Mesmo assim, você pode usar seu apelido no Facebook (que oferece esta opção, inclusive).
# 2 Profissão – Aqui começa a segmentação do seu perfil. Neste campo você pode colocar sua profissão e o nome da empresa onde trabalha, mas pense: quando você se apresenta com o cargo, independente da empresa, isso denota convicção (ex: analista SEO Sênior, advogado, arquiteta, programador, engenheiro de estradas). Além disso, existe um campo específico para acrescentar suas experiências profissionais e o emprego atual.
# 3 Foto – Aqui temos um ponto muito importante, principalmente pois não há regra: Existem posturas profissionais e áreas de atuação. Antes de escolher uma foto, observe como seus colegas de profissão se apresentam para o mercado. Além disso, pense como você quer ser percebido pelas pessoas (roupa, postura, expressão facial, etc). Se você não sabe o que fazer, comece pelo simples: Traje sóbrio, imagem clara e um belo sorriso. Por favor, não use: avatares, imagens pixeladas, foto de casamento, festas ou na praia.
# 4 Atualizações – Se você tem um blog profissional ou leu uma matéria interessante no jornal, compartilhe esta informação no Linkedin. Filtre as diversas informações que você lê na web, levando em conta as que são coerentes com seu perfil profissional. A publicação periódica de artigos e conteúdos exclusivos contribui para que você seja reconhecido pelos contatos com maior autoridade.
# 5 Resumo – Para montar sua apresentação no Linkedin, pense o seguinte: “como eu me apresentaria para alguém em 30 segundos?”. Além disso, neste campo é importante acrescentar palavras-chave que tenham a ver com sua profissão, isso vai otimizar seu perfil para as buscas realizadas via Linkedin e Google. Também é importante acrescentar palavras-chave no campo Competências e Especialidades.
# 6 Experiência – Aqui você deve mostrar que tem um projeto de carreira. Mantenha as experiências que vão somar ao seu negócio ou profissão atual (lembre-se da objetividade). Por exemplo, se você tem 10 anos de experiência como vendedora, mas hoje é especialista em design de interiores, guarde esta surpresa e, sua habilidade argumentativa, para a entrevista pessoal. Caso contrário você pode causar confusão na mente do recrutador “ela é vendedora ou designer?”. Não se esqueça de usar as palavras-chave do resumo!
# 7 Grupos – Participe de grupos relacionados a seus interesses profissionais, eles são ótimos para conhecer novos contatos. Além disso, vão lhe proporcionar informações interessantes e, na composição do seu perfil, vão legitimar as demais informações.
# 08 Recomendações: Reconhecimento nunca é demais, mas não se pode sair por aí, pressionando as pessoas em busca disso. Comece escrevendo recomendações para seus colegas e gestores. Se você trabalha com eficiência e profissionalismo, tem grandes chances de recebê-las também.
Espero ter ajudado você a melhorar seu perfil no Linkedin. Se você ainda tem dúvidas deixe um comentário 😉
Para saber mais: Confira a entrevista do diretor do LinkedIn no Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira, ao jornal O Globo.