4 métricas essenciais na gestão de e-commerce

O sucesso de uma loja virtual depende de uma série de fatores. O volume de vendas e o faturamento, é claro, estão no topo da lista, porém, algumas outras métricas estão diretamente ligadas a este objetivo macro de toda loja virtual. Pensando nisso, separamos as métricas mais importantes para ficar de olho na sua loja virtual e algumas dicas para mensurá-las e entendê-las para que se tornem-se pilares nas estratégias de gestão de e-commerce no seu negócio. Confira:

Engajamento de leads no funil

Antes de qualquer coisa, você deve entender como é a jornada de compra do cliente dentro do seu e-commerce. Quais são ações tomadas por ele antes de chegar ao “confirmar pagamento”? Dentro de uma loja virtual é possível separar as ações dos consumidores em macro e microconversões, categorizando e analisando separadamente.

Por macroconversões podemos definir a obtenção de leads e a venda, em questão. Dessa forma, as microconversões são os cadastros feitos no site, visitas a determinadas páginas de produto e até mesmo o carrinho — quando abandonado e não convertido em vendas.

Para analisar essas microconversões, assim como as macroconversões, basta configurar corretamente as metas do Google Analytics da sua loja virtual, obtendo dados valiosos para otimizar a loja virtual — pode ser uma pequena mudança de cor de botão ou mudar completamente a forma como os produtos são apresentados.

Coorte

Essa métrica te dará uma visão sobre o comportamento dos seus clientes. Contudo, a análise é feita de forma segmentada, separando-se grupos específicos, com características em comum. Os principais indicadores são o tempo e a exposição a alguma coisa.

No caso do e-commerce, por exemplo, podemos analisar quem recebeu uma newsletter com uma promoção imperdível, ou comprou em um período de frete grátis, no último mês, etc.

Através do Google Analytics é possível analisar o coorte da sua loja virtual, obtendo informações relevantes sobre tendências, consistências, engajamento, aquisição de clientes, respostas ao marketing, entre outros comportamentos do seu e-consumidor.

Abandono do carrinho de compras

O carrinho de compras abandonado representa o cliente que chegou até a fase final para executar a compra, mas desistiu por algum motivo. É muito importante analisar com cuidado esses dados, comparando os dados para obter informações relevantes.

Verifique se há algum produto específico sendo mais “abandonado” pelos consumidores, se a desistência tem acontecido após o cálculo total da soma de produtos e frete ou mesmo se alguma condição de pagamento específica tem reduzido a conversão em vendas efetivas. Mais uma vez, esses indicadores são essenciais para mudar o que não está legal e tem te impedido de vender.

Para acompanhar essa métrica, confira os relatórios da sua plataforma. Além de mostrar a taxa de conversão e vendas consolidadas, ela poderá te mostrar quais carrinhos não viraram compras.

Taxa de conversão

Calcular e acompanhar a taxa de conversão é essencial para o sucesso na gestão de e-commerce. Na loja virtual é importante que essa meta seja definida como a consolidação da compra do consumidor, em um determinado tempo.

Para calcular essa taxa de conversão, basta dividir a quantidade de transações efetuadas na sua loja virtual em um determinado período pela quantidade de visitantes consolidados nesse mesmo período. Vale ressaltar que não existe uma taxa de conversão padrão, pois depende de uma série de fatores. A taxa de conversão pode ser combinada ao ticket médio, dando uma boa informação sobre a evolução do negócio online.

Vale ressaltar que ficar de olho nas métricas será um diferencial competitivo na gestão de e-commerce do seu negócio. Se você puder mensurar, poderá otimizar — e os resultados poderão ser ampliados!

Agora que você já está por dentro das métricas mais importantes para um e-commerce de sucesso, não deixe de mensurá-las para tomar decisões e agir de forma mais estratégica. Aproveite também as nossas dicas e fique sempre de olho no nosso blog. Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!

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