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Dicas de análise de dados para gestores de marketing

Muitos gestores de marketing buscam construir uma cultura de dados com suas equipes. Esta é uma demanda emergente e, muitas vezes, urgente, considerando a realidade dos esforços de marketing das empresas nos dias de hoje. Saiba como dar os primeiros passo com sua equipe!

5 dicas de análise de dados para gestores de marketing e suas equipes

A análise de dados é uma ponto fundamental na transformação digital de qualquer área em uma empresa, pois é parte determinante em uma cultura de aprendizado e da inovação. Além de auxiliar no processo decisório e argumentativo (no âmbito da gestão), ajuda a impactar os consumidores com mais eficiência nos momentos certos (no âmbito da ativação).

Um estudo realizado pela Econsultancy em parceria com a Google mostrou que gestores de marketing com desempenho acima da média – ou seja, aqueles que ultrapassaram suas metas de negócios em 2019, treinaram todos os profissionais de suas equipes com principais conceitos da análise de dados. Confira então, algumas dicas para colocar isso em prática:

1. Dissemine a informação em sua equipe

Ainda que os resultados ajudem na evolução das estratégias de marketing, o processo de análise dos dados e os insights desse processo ainda concentram-se nos grupos específicos de marketing digital, e seus conhecimentos não são repassados para os outros núcleos. Quando difundidas, as pesquisas mostram que nem sempre há incentivo em continuar explorando as ferramentas de análise.

2. Alinhe as expectativas

Antes de mais nada, é importante que as empresas tenham bem definidos quais indicadores são mais importantes para cada momento e para cada área no seu negócio. Dessa maneira, a correta mensuração e o acompanhamento deles será, de fato, estratégica. O alinhamento claro entre as iniciativas relacionadas aos dados e os objetivos comerciais tornam as metas muito mais fáceis de serem compreendidas e executadas.

3. Mostre que os dados são importantes

Apresente cases que comprovem a necessidade de entender as métricas de forma prévia, antes mesmo de produzir algo. Um criativo pode ter insights a partir do relatório mensal, por exemplo. Uma pessoa do marketing da empresa pode descobrir um novo nicho analisando o público que acessa o seu site.  É necessário implementar nos colaboradores a cultura de consumo e acompanhamento destes indicadores. As atualizações constantes irão estimular a equipe com a criação de insights significativos que podem se tornar um grande diferencial estratégico.”

4. Apresente as ferramentas e facilite o acesso de dados

O Google Analytics e o gerenciador de negócios do Facebook, por exemplo, são ótimas plataformas para quem está começando a entender o mundo da análise de comportamento digital. O Google disponibiliza cursos gratuitos em português com certificação em diversos níveis na sua plataforma de ensino, assim como o Facebook com a plataforma Blueprint – lembre-se que, além de proporcionar o incentivo no conhecimento das ferramentas para seus colaboradores, auxilie no que for necessário para obter melhores resultados no processo de aprendizado.

5. Descentralize os processos

Depois que sua equipe entender o básico da análise, é hora de colocar em prática: garanta o acesso aos principais números para que todos os núcleos tenham poder de decisão e argumentação com base em dados. Uma ótima maneira para acompanhar as métricas é criação de dashboard – um resumo dos resultados obtidos nas análises – com comparações de meses anteriores para tornar mais simples a compreensão de quem ainda está aprendendo. Dica: disponibilize um glossário com os principais conceitos!

Conclusão:

Os dados precisam de um contexto rico e narrativo para ajudar a orientar em decisões diárias, logo, uma estratégia para o avanço do processo de análise é a base do progresso, definindo como a organização fará e por quê. Você tem a análise de dados como aliada na sua empresa? Sinta-se livre para conversar conosco na construção de estratégias para o seu negócio!

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