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Automação de Marketing e seus benefícios para o Inbound

Quem está por dentro das novidades no mundo do marketing provavelmente já ouviu falar das ferramentas de automação nesse setor. Mas você sabe mesmo como funciona e quais são os benefícios da Automação de Marketing para a sua estratégia de Inbound Marketing? Confira!

O que é automação de marketing?

Em linhas gerais, o processo de automação funciona através de software. No Brasil, os mais conhecidos são o nacional RD Station e o estadunidense Hubspot, que reúnem e classificam todas as informações referentes a um lead.  Para saber mais sobre como desenvolver sua estratégia de Automação de Marketing, leia este post.

Automação de marketing e seus benefícios para o Inbound

Muito além de funcionar como uma mera base de dados, no entanto, os softwares também automatizam a relação com esses contatos, enviando e-mails automáticos personalizados e criando uma relação mais próxima com esses possíveis clientes de forma automática, ou seja, sem tomar nenhum tempo da equipe de marketing. Entenda como as ferramentas de automação podem ser decisivas para uma estratégia de Inbound Marketing inteligente e escalável:

Respostas automáticas

Os softwares de automação de marketing permitem que você crie respostas automáticas para determinadas ações. Assim, quando uma pessoa faz o download de um material em uma de suas Landing Pages, por exemplo, o software pode enviar automaticamente um e-mail de agradecimento criado pela sua equipe.

Fluxo de nutrição

Outra grande vantagem é a nutrição automática dos seus leads. Funciona assim: no momento em que faz o download, aquele lead de que falamos também já entra para um fluxo de nutrição previamente configurado pela sua equipe de marketing. Isso significa que, além do e-mail de agradecimento por ter baixado o material na Landing Page, ele ou ela também receberá periodicamente outras mensagens que o levarão, pouco a pouco, do topo do funil de vendas até o fechamento do negócio propriamente dito.

Lead Scoring

Esse é um dos principais benefícios da automação de marketing em uma estratégia Inbound! O Lead Scoring é um sistema de pontuação que ajuda o time de marketing a selecionar as melhores leads para que o time de vendas possa entrar em ação. O sistema cruza pré-requisitos determinados pela sua empresa com as informações coletadas sobre um determinado lead e gera uma pontuação para ele.

Por exemplo, quanto mais funcionários tiver a empresa de um lead, mais pontos ele recebe. Outro critério pode ser o número de materiais ricos baixados, interações com os e-mails do fluxo de nutrição, e por aí vai. Dessa forma, é possível determinar qual o melhor público para o seu negócio, otimizar o tempo dos vendedores e gerar mais e melhores resultados!

Economia de tempo e trabalho

É claro que não dá para automatizar os processos de marketing da sua empresa de um dia para o outro: é preciso configurar os fluxos de nutrição, definir os parâmetros do Lead Scoring, dentre muitas outras tarefas. Mas, uma vez implementado, o processo permitirá que toda a equipe se concentre em outras tarefas, otimizando os processos e garantindo melhores resultados!

Além disso, a pontuação dos leads e o fluxo de nutrição farão com que o time de vendas receba melhores contatos em momentos mais oportunos. Assim, os vendedores terão mais chances de fechar um negócio e ainda gastarão menos tempo para isso. Prático, não é mesmo?

E então, o que achou desses benefícios da automação de marketing para o Inboud? Conhece outros que não mencionamos aqui? Comente, compartilhe conosco e aproveite para ler também nosso post sobre o Remarketing, com o uso dessas duas ferramentas a sua estratégia com certeza dará excelentes resultados!

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